HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
378 - Igreja de Pérgamo, Ap. 2
 

378 – A Igreja de Pérgamo(Ap. 2)

“... nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto...” (v. 13a).

Introdução

Entre o martírio de Estevão e a morte de Antipas, ficou caracterizado o sofrimento da igreja. A igreja de Pérgamo foi envolvida por uma manobra do adversário, que ofereceu à igreja uma “trégua”. A igreja se envolveu com o paganismo oficial de Roma, com Constantino, em 312 (casamento pervertido). Joio (paganismo) e Trigo (cristianismo). “O trono de Satanás” ocupado por Constantino e Sumos Pontífices.

Desenvolvimento

Eu sei das tuas obras, e onde habitas. O Senhor se apresenta com uma espada de dois gumes. Ele conhece a situação da igreja. Estimula a coragem. A figura de Antipas, a fiel testemunha. Então surgiu o conceito: o cristão se faz pelo batismo. “... O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem...” (Mt. 13:31a).

E reténs o meu nome, e não negaste a minha fé. Havia um remanescente fiel que conservou a fé e confessou o nome de Jesus. Esta lealdade está ligada aAntipas. A parábola do grão de mostarda. Concentração de vida interior. Pequena e intrínseca. Fé,que morreria aqui.“... pegando dele, semeou no seu campo” (Mt. 13:31b).

Os que seguem a doutrina de Balaão. O profissionalismo religioso. O ministério profissional. “À medida que as moedas tinirem no fundo do cofre, os vossos pecados serão perdoados” (venda de indulgências). Perdão de pecados concedido pelo papa.“O qual é realmente a mais pequena de todas as sementes...” (Mt. 13:32a).

Os que seguem a doutrina dos nicolaítas. Nicolau, prosélito de Antioquia, um dos sete diáconos (At. 6:5). Nicolaíta era aideia da criaçãode uma casta sacerdotal ligada ao governo político, moldado no Velho Testamento (futuro governo feudal).“... mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore...” (Mt. 13:32b).

Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti. A fé passou a ser teórica, teológica, alienada, intelectual, racionalista, preparando o homem e a religião para difundir os interesses do anticristo. Apelo ao arrependimento. Momento profético. “... de sorte que veem as aves do céu, e se aninham nos seus ramos” (Mt. 13:32c).

Conclusão

Quando a fé se exterioriza, dispensa-se a experiência com o Senhor. A fé se torna filosófica. A vida da igreja de Pérgamo foi dominada pelas “aves dos céus”, que faziam seus ninhos e chocavam seus ovos (Nicolaismo, Idolatria, Balaanismo). O maná é a tipologia de Jesus. Pedra branca comosímbolo de absolvição (Tribunais da Grécia), novo nomeera identificação com o Senhor e Seu poder para fazerSua obra.

“... entre vós, onde Satanás habita” (Ap. 2:13b).