HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
377 - Obstáculo e Afronta, I Sm. 17
 

377 –Obstáculo e Afronta (I Sm.17)
    
“... Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele...” (v. 33a).

Introdução

Golias, campeão dos filisteus, saía ao campo por quarenta diasdesafiando o exército israelita. Confiante na sua superioridade e na sua forçafísica,ele propõe uma competição com um valente do exército de Saul. Davi foi enviado por seu pai a levar grãos tostados, pães e queijo aos seus irmãos e ao comandante na frente da batalha. Ele viu aquele incircunciso afrontar o exército do Deus vivo. Propôs lutar contra ele.  

Desenvolvimento

“Porém Saul disse a Davi...”.Davi não compreendia aquela situação vexatória. Apresentava-lhe uma oportunidade. “... quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1 Sm. 17:26). Alguma providência deveria ser tomada. Saul e seus soldados temiam o confronto. Davi se dispõe a enfrentar Golias.

“... Contra este filisteu não poderás ir...”.Saul tenta demovê-lo do intento. Julgava que ele não poderia ir. Humanamente, era impossível enfrentar o gigante e vencê-lo. Eles teriam que encontrar uma alternativa. Assim, constantes eram as afrontas de Golias; todos os homens de Israel temiam grandemente lutar contra o gigante filisteu.

“... para pelejar com ele...”.Davi não temia enfrentar o gigante Golias, pois estava descansado na força e no poder do Senhor.Davi não confiava na sua capacidade pessoal. Pelo contrário, ele lutaria contra o campeão dos filisteus em nome do Senhor dos exércitos. A peleja não era dele, mas do Senhor,Seu Deus. E certamente venceria.

“... pois tu ainda és moço...”.Apesar de ser moço, Davi era valente e corajoso. Davi ia para a batalha com um único propósito. "... e toda a terra saberá que há Deus em Israel” (1 Sm. 17:46). Não lutaria com armasconvencionais. Não confiava em si. Até o rei Saul avaliava desfavorável a batalha. Porém, Davinão olhava as circunstâncias.

“... e ele homem de guerradesde a sua mocidade”.Golias era homem de guerra, acostumado aos embates, desde a sua mocidade. Davi era moço, mas as suas batalhas eram segundo o braço forte do Senhor. Não era autossuficiente. Era humilde e toda a sua confiança estava depositada no Senhor. Sabia em Quem cria, e em Quem esperar.   

Conclusão    
.
Davi prevaleceria contra o gigante filisteu, ia feri-lo e o mataria. E aconteceria algo notável. Iniciaria na vida do povo de Israel um momento novo. O obstáculo e a afronta seriam destruídos. Saul ficaria surpreso e pasmado. O Senhor ia usar poderosamente o menino, que lutaria em nome do Senhor dos Exércitos. Aconteceria uma operação de maravilhas. Os filisteus iam bater em retirada. E o Nome do Senhor seria proclamado.
    .
“... ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade” (I Sm. 17:33b).