HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
375 - O Grito do Necessitado, Mc. 10
 

375 –O Grito do Necessitado(Mc.10)
    
“E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava...”(v. 48a).

Introdução

Jesus e os seus discípulos estiveram em Jericó. Eles estavam de saída.E uma grande multidão os acompanhava. E o cego Bartimeu estava assentado junto do caminho, mendigando. Ele ouviu que Jesus de Nazaré estava passando. Poderia não voltar mais. Apresentava-lhe, pois,uma grande oportunidade. Começou a clamar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Muitos o repreendiam para se calar. Ele gritava mais.

Desenvolvimento

“E muitos o repreendiam...”.A repreensão da multidão que acompanha a Jesus não foi impedimento para que Bartimeudeixasse de buscar uma bênção da parte de Jesus. Por isso, ele gritava em alto e bom som. Pois, certamente,lhe era apresentada uma excelente oportunidade. Poderia não ter outra.E restava-lhe somente isto a fazer.

“... a que se calasse...”.O grito do cego incomodou a multidão. Arrazoavam com ele para que se calasse. A multidão não se incomoda com o clamor de alguém necessitado. Indiferente, inconsciente e sem compromisso,ela, como uma manada irracional, é levada pelos que estão buscando novidades. Nada mais lhe interessaria.

“... mas ele clamavacada vez mais...”.E quanto mais o impediam, mais ele gritava. Ele buscava sensibilizar Jesus e Sua comitiva. Clamava cada vez mais. Quem estava perto dele poderia estranhar. No entanto, ele não se fazia de acomodado e gritava. Bartimeu entendia que estava perto da solução do problema que tanto o angustiava.

“... Filho de Davi!...”.Ao se referir a Jesus como Filho de Davi, Bartimeu certamente tinha algum conhecimento profético. Sabia que Jesus era da linhagem da tribo do rei Davi. O clamor de Bartimeu não foi sobre apenas o que queria receber, mas sobre quem ele acreditava ser Aquele que verdadeiramente poderia transformar a sua vida.

“... Tem misericórdia de mim”.Ninguém que tendo,em algum momento,pedido com veemência a misericórdia ao Senhor Jesus deixou de ser atendido. Bartimeu clamava por sua compaixão e bondade. Foi restaurado, não apenas fisicamente, mas, também, espiritualmente.A prova disto foi que, após a sua cura, ele seguiu Jesus pelo caminho.

Conclusão    

Aquele que foi convencido pelo Espírito Santo e entendeu a revelação do Senhor Jesus em sua vida, verdadeiramente,compreende que nenhuma operação de maravilhastem apenas por finalidade evidenciar uma bênção física ou de ordem material. Mas visa, sobretudo, proclamar uma grande e eterna salvação. Um nome foi escrito no livro da vida. Demonstração pela qual se tem gratidão e glorificação ao Salvador.
.
“... cada vez mais: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim”(Mc. 10:48b).