HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
373 - Um milagre estava por vir, Mc. 5
 

373 – Um Milagre estava por vir (Mc.5)
    
“E estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga...”(v. 35a).

Introdução

Jesus estava concluindo o atendimento à mulher do fluxo de sangue, que O tocara. Estava Ele ainda falando quando alguns do principal da sinagoga traziam-lhesa triste notícia. Acontecera o imponderável. Nada mais poderia ser feito. A menina acabara de falecer. O Mestre não deveria ser incomodado. E Jairo deveria regressar com os que trouxeram lamentável informação e, pois, providenciar os preparativos para o funeral.

Desenvolvimento

“E estando ele ainda falando...”.Jesus estava atendendo uma mulher que, por fé, tocara nos Seus vestidos. A despeito de a multidão O apertar, Jesus sabia que alguma coisa incomum ocorrera, pois,Dele,saíra virtude para curar. Temerosa, a mulher se deu a conhecer. Jesus disse-lhe: “Filha, a tua fé de salvou; vai em paz, e sê curada”.  

“... chegaram alguns do principal da sinagoga...”.Chegaram os portadores da terrível notícia. O pior já havia acontecido. Jairo ia receber esta lamentável informação. Não havia mais nada a ser feito ali. Com efeito, se atrasara, e seu pedido ao Mestre não tinha mais o porquê se fazer. Como as irmãs de Betânia, a morte entrara em sua casa.

“... a quem disseram...”.Jairo ouviu aquilo que certamente ia trazer uma enorme dor ao profundo do seu coração. Se estava preparado para esta situação, se é que alguém esteja, ele se deparava com alguma coisahumanamente irreversível.No entanto, o autor da vida estava ali. Jesus estava presente e alguma coisa notável podia ocorrer.

“... A tua filha está morta...”.Jairo ouviu a sentença: A tua filha está morta. Deixou de existir o fôlego da vida. Assim, algo tremendamente lamentável ocorrera em sua casa. Diante, pois, deste quadro, não havia o que se fazer. Perplexo e atônito, ele teria que regressar com os seus amigos à sua casa para lamentar, chorar e sepultar sua filha.

“... para que enfadas mais o Mestre”.O Mestre não devia ser incomodado. Para que enfadá-lo mais? Jesus ouviu estas palavras e disse para Jairo: “Não temas, crê somente”. Afirmação de quem podiasanar o problema. Foi com Pedro, Tiago e João para a casa de Jairo. Chegando lá disse: “A menina não morreu, mas dorme”.

Conclusão    

O diagnóstico é o de que a menina estava morta. Tipologia de um evangelho social, que está voltado para esta vida. Letra. Razão. Jesus disse: “Ela dorme, Eu vou despertá-la”. Riam e debochavam Dele. Somente com os pais da menina e os que com Ele estavam, entrou e deu a ordem: “Menina, a ti te digo, levanta-te”. E todos ficaram assombrados, indagando sobre o que aconteceu. Houve uma operação de maravilhas.  
.
“... a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas...”(Mc. 5:35b).