HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
367 –Doutrina do Sangue (Ex.29)
 

“E degolarás o carneiro e tomarás do seu sangue...”(v. 20a).

Introdução

Israel se preparava para a primeira Páscoa. O elemento principal seria o Cordeiro, que seria sacrificado à tarde. “E tomarão do sangue, e po-lo-ão em ambas as umbreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem” (Ex. 12:7). Naquela noite eles comeriam a carne assada no fogo, com pães asmos e ervas amargosas. Não poderiam comer nada cru, nem cozido em água, mas assado no fogo. Cabeça, os pés, a fressura.

Desenvolvimento

“E degolarás o carneiro e tomarás do seu sangue...”.Um Cordeiro para cada família. Se a família fosse pequena para um Cordeiro, um vizinho poderia ser tomado. Ele teria que ser sem mácula, macho de um ano. O Cordeiro seria imolado. Era a tipologia da Pessoa Bendita do Senhor Jesus, que derramou Seu Sangue por amor à nossa vida.

“... e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão...”.Sumo Sacerdote. Sangue na orelha direita. Vozes que ecoam. Filtrar os ruídos indesejáveis. Importante ouvir bem. Dependência do governo do Espírito (Cabeça). Sem interferências externas. Atenção para observar que o Espirito Santo está falando. Ouvir bem. Ouvir mais. Falar menos.

“... e sobre a ponta das orelhas direitas de seus filhos...”.Filhos de Arão. Sacerdotes. Mesma necessidade. Mesmos cuidados e atenção. Ouvir atentamente, sem permitir distorções ou incompreensões. Disposiçãoem ouvir a voz do Espírito. Se fazer de surdo para assuntos inservíveis, desnecessários. Bons costumes não corrompidos.

“... como também sobre os dedos polegares das suas mãos direitas...”.Os dedos polegares. A mão de Deus. O apóstolo. A doutrina apostólica. Base. Força muscular. Interage com os outros dedos da mão. Marcas. A importância do trabalho na obra. A vida no corpo. Dependência do Senhor. Recursos da graça. Socorro do Espírito Santo.  

“... e sobre o dedo polegar dos seus pés direitos...”.Base. Equilíbrio para caminhar para não coxear entre dois caminhos. Firmeza. Condição para caminhar. Uma vida de comprometimento com Deus. O adversário olha e não nos vê. Estamos escondidos.   Preservados. Marca do Sangue. Bênção do Espírito Santo. Conservados para o Senhor.
Conclusão

Israel estava de saída.A marca do Sangue. Os umbrais e vergas da porta. O governo do Cordeiro. Conhecimento do caminho. A doutrina bíblica instituída.“... e sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb. 9:22). Ao morrer na cruz Jesus, o véu do templo rasgou de alto a baixo, e um o novo e vivo caminho nos abriu. O Espírito Santo tem compromisso com a palavra profética. Aperfeiçoamento do entendimento.
.
“... e o resto do sangue espalharás sobre o altar ao redor”(Ex. 29:20f).