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366 - Parábola do Fermento, Mt. 13 |
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366 – Parábola do Fermento(Mt. 13)
“... O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma...” (v. 33).
Introdução
A igreja de Tiatira. Sacrifícios contínuos. Surge a figura da mulher. Jezabel. Fermento. Três medidas. Aparência. Apodrecer a massa. Engano e mentira. Dizia ser profetiza. Introduziu em Israel a idolatria, a feitiçaria e a prostituição. Falso engano. Entra a carne, sai o Espírito. Razão religiosa. O material substitui o espiritual.
A revelação substituída pela razão. Mescla. Decadência político-religiosa. A igreja deixa de ser apostólica para ser imperial. Sistema de governo da idade média. Feudos. A fé estava morta. A igreja permitiu que entrasse o paganismo, trazendo a idolatria. Contramão do evangelho. As heresias. Os dogmas. Fermentar. Apodrecer.
Desenvolvimento
O reino dos céus é semelhante ao fermento. Aparência. Apodrecer a massa. Introdução de agentes nocivos à fé. A razão religiosa. Material. Enganoe mentira.Até parece ser, mas não é. Sangue biológico (quarta medida). A bênção do Espírito Santo (quinta medida). “Mas o que tendes retende-o até que eu venha” (Ap. 2:25).
Que uma mulher toma. A mulher.Jezabel, falsa profetisa. Introduziu em Israel a idolatria (culto a demônios), a feitiçaria (falsa profecia) e a prostituição (abandono do verdadeiro amor). “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam...” (Ap. 2:20).
E introduz em três medidas de farinha. Três medidas. Trigo. Alimento. Pureza da Trindade na igreja. O bom fermento. De dentro para fora. Poder político e religioso. Aparência. Voz do dragão. O período do falso milênio na terra. “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu” (Ap. 2:21).
Até que tudo esteja levedado. Falso engano. Fazer fermentar. Massa apodrecida e sem valor. Alimento imprestável. Fazer prevalecer a carne e o material. Ênfase à razão religiosa. Dispensa-se a operação gloriosa do Espírito. “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações” (Ap. 2:26).
Conclusão
A vinha é a obra. O propósito do adversário é matar o dono da vinha (Nabote). O inimigo tem tudo; mas quer a vinha. Seu papel principal é opor-se à obra. Matar a obra. O Filho, ele não quer. A esposa, ele não quer. Sua ira é contra a obra. Contra os que lutam pela herança. Suas investidas não param. Ataca dia e noite sem cessar.
Ele quer roubar a herança.A herança é inegociável. Não se dá, não se vende e não se troca. A herança, a vinha,é o nosso bem maior.O grande objetivo do adversário é destruir nossa fé. Como Neemias,estamos fazendo uma grande obra. De forma alguma podemos cessar a obra. Nosso trabalho é de reconstrução. Tapar as brechas.
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