HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
364 - Parábola do grão de mostarda, Mt. 13
 

364 – Parábola do grão de mostarda(Mt. 13)

“O qual é realmente a mais pequena de todas as sementes...” (v. 31).

Introdução

O grão de mostarda é a menor de todas as sementes.Tipologia da igreja no início, em Éfeso, com apenas cento e vinte pessoas. Não obstante a sua pequenez, a igreja cresceu não somente em Jerusalém, mas na Judeia, Samaria e nos confins da terra, pois, o objetivo do Senhor é o de que todos conheçam a verdade eterna.

O evangelho é pregado em todas as nações. A igreja fiel cumpre a sua missão. Israel falhou, a igreja não pode falhar. Precisamos nos apressar. Estamos atrasados. Vivemos os últimos dias. E vaialta a noite. Os muros estão sendo reparados; as brechas estão sendo tapadas. As oposições se levantam, mas resistimos sem temer.

Desenvolvimento

O qual é realmente a mais pequena de todas as sementes. A igreja primitiva no seu início. O exercício da fé. Implantação e consolidação da doutrina. Oposições e ataques. Perseguições. Prevalecia o mal. Morriam pela doutrina. “E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (At. 7:59).

Mas, crescendo,é a maior das plantas. Em Esmirna, a igreja cresceu em meio a grande sofrimento. A igreja dos mártires. Valentes que tombavam nas arenas, entrando na glória do Senhor. Morriam por amor ao Senhor. Quanto mais morriam, mais a igreja crescia. “... Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap. 2:10).

E faz-se uma árvore. Que gerou muitos frutos. Uma grande salvação. O adversário atacava com fúria mortal e insana. Assim, em Éfeso, a oposição era contra a palavra (Pai); em Esmirna, contra a doutrina (Filho). “E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar” (At. 12:1).

De sorte que veem as aves do céu,e se aninham nos seus ramos. Os apóstolos pregavam Jesus vivo.Morte e ressurreição. Sofrimento. Matar o corpo. As cruzes, as arenas, as fogueiras. “E matou àespada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro...” (At. 12:2-3).

Conclusão

A igreja primitiva, a igreja dos apóstolos, cumpriu sua missão. Apesar de serem poucos e frágeis, não se intimidaram. Deram as suas vidas por amor ao Senhor. Eles consolidaram a doutrina com a morte. Matar o corpo. Na realidade, o adversário queria matar o projeto. Não teve êxito. A palavra era pregada e muitos se definiam.

Famílias inteiras tombavam nas arenas dilaceradas pelos leões. O circo de Roma. Espetáculo de maldade e crueldade. Quanto mais morriam, mais se convertiam. Notável convicção, partiam seguros na fé. Nos momentos de grandes crises, acontecem os grandes milagres. Julgavam-se dignos de morrer pela causa de Jesus.