HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
361 – O sonido da buzina(Js.6)
 


“Gritou pois o povo, tocando os sacerdotes a buzina...”(v. 20a).

Introdução

“Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó e ao seu rei, os seus valentes e valorosos” (Js. 6:2). Antes da batalha, a vitória já estava assegurada. A estratégia de guerra era incomum; semarmas convencionais. A cidade seria rodeada por seis dias. Sete sacerdotes levariam sete buzinas de carneiros diante da arca. No sétimo dia, a cidade seria rodeada sete vezes e os sacerdotes tocariam suas buzinas.

Desenvolvimento

“Gritou pois o povo, tocando os sacerdotes a buzina...”.Josué deu a ordem para que não houvesse ruído algum, até chegar o momento especifico para o grito.Estratégias de guerra. O povo aguardaria os sacerdotes tocarem as buzinas. E quando ocorresse o toque da buzina, o povo poderia gritar. Os muros desabariam e a cidade seria tomada.   

“... e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina...”.Ouvir o sonido da buzina. O povo daria o grito da vitória. A igreja também aguarda o toque da quarta buzina (trombeta). Estamos atentos para este momento decisivo. Jesus logo virá! Estamos prontos. Candeia acesa (luz, revelação), óleo de reserva (batismo com Espírito Santo).

“... gritou o povo com grande grita, e o muro caiu abaixo...”.Foram atendidas todas as orientações do Senhor. Chegou o momento do grito. O povo gritou com grande grita. A igreja fiel também faz ecoar um grande grito, proclamando a iminente volta do Senhor Jesus. O muro veio abaixo. As barreiras foram retiradas, e possuiriam a cidade.

“... e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si...”.Com o muro vindo abaixo, o povo teve condições de ter acessoe subir à cidade de Jericó. Foi um exercício de obediência e fé. “Pela fé caíram os muros de Jericó…” (Hb. 11:30). O povo atendeu rigorosamente todas as orientações do Senhor dadas a Josué. Deus agradou-se deles.

“... e tomaram a cidade”.Josué e o povo obedeceram irrestritamente ao Senhor.Osmuros ruíram e a cidadefoi conquistada. Em nossos dias, Deus tem dado à Sua Igreja fiel armas poderosas para destruir as muralhas. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” (2 Co. 10:4).

Conclusão    

A prostituta Raabe e os que a acompanhavamforam preservados. A misericórdia e a bondade de Deus precedemao Seu juízo. Às vezes,estamos diante de intransponíveis obstáculos, sem condições de transpo-los. Muitas são as nossas dificuldades. Torna-nos necessário compreender que nós seremos sempre bem sucedidos por meio de um plano providencial de livramento vindo da parte do Senhor, e,jamais,de nós mesmos.
.
“... e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade” (Js. 6:20e).