HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
360 - Parábola do semeador, Mt. 13
 

360 – Parábola do Semeador(Mt. 13)

“... Eis que o semeador saiu a semear”(v. 3).

Introdução

Jesus falava por parábolas. Uma didática de ensino comum nos Seus dias. Histórias simples para explicar situações complexas. A semente é a palavra de Deus, que foi lançada em quatro tipos de terrenos. O primeiro é ao pé do caminho, beira. Fora do caminho. A segunda, nos pedregais. Pouca terra, pouca raiz. Sol. E a semente morre.

A terceira parte caiu entre os espinhos. Cuidados do mundo e seus valores efêmeros. Sedução pelo material. O evangelho da prosperidade, para esta vida, sem frutos, sem resultados, sem salvação. A boa terra é quem ouve e compreende, e aceita a palavra. Que produz cem, sessenta e trinta. Resultados efetivos da salvação.  

Desenvolvimento

Uma parte da semente caiu ao pé do caminho. Ela não atinge seu objetivo. Caiu fora do caminho. Somente entende do caminho quem anda no caminho, e alcançou o profético, a revelação. A salvação é dinâmica.“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele...” (Is. 30:21).

Outra parte caiu em pedregais. Pouca terra. Terra rasa. Não tem raiz. Sem profundidade. Pouca duração. Qualquer novidade do mundo mata a semente. Não alcançou a verdadeira conversão. Qualquer contratempo é motivo de afastamento.  ”... com lágrimas disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade” (Mc. 9:24).

Outra caiu entre espinhos. Atração pelo mundo e os valores materiais. Os cuidados prioritários para as coisas desta vida. O evangelho da prosperidade; infrutífero.  Sambalate. Não produz frutos e fala mal de quem gera resultados. “Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos,...” (IITm. 3:2).

Outra caiu em boa terra. É o que ouve a palavra (fé) e a compreende (definição). Um coração sensível. Uma conversão sincera. Entende a necessidade urgente de evangelização. E produz muitos frutos. Tem prazer nisto. Um gera cem, outro, sessenta, e outro, trinta. “E, apressando-se, desceu, e recebeu-o gostoso” (Lc. 19:6).

Conclusão

Lamentavelmente, três partes da semente se perdem. Ao pé do caminho, pedregais e entre os espinhos. Uma perda substancial. A salvação estática, a incredulidade e as seduções do mundo. A preciosa semente está sendo lançada. Todos são chamados. Deus não faz acepção de pessoas. O evangelho é anunciado no tempo do breve.    

Somente uma é a boa terra. O terreno bom. Propício e preparado para receber a boa semente. Um coração aberto e sensível. O grande amor pela palavra. A leitura, a meditação, a pesquisa, a consulta, o estudo e, sobretudo, a prática da palavra. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl. 119:11).