HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
356 - Eu Sou o caminho, Jo. 14
 

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida...” (v. 6a).

Introdução

Jesus é O caminhoque conduz o homem à eternidade. Não existem outros salvadores, outros caminhos. Ele é a verdade. Insubstituível. Não é um conceito filosófico. É uma Pessoa. Vida, só em Jesus. Jesus é o Autor da vida eterna. “E o teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de dizendo: Este é o caminho, andai nele...” (Is. 30:21).

O único modo de ir ao Pai é em Jesus.Ele é a ponte. Ao ser pendurado na cruz, derramouSeu Sangue por amor à nossa vida.O elo foi reconstruído, ligandoo homem,então perdido,ao Pai, na eternidade. Ninguém, pois,teve talcompetência. Somente Jesus; Ele é nosso Advogado junto ao Pai. “Eu e o Pai somos um” (Jo. 10:30).

Desenvolvimento

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho...”. Jesus é o único caminho; não é rua nem praça. Caminho. Dinâmico.É necessário andar nele. Retamente, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda. Bartimeu mendigava, à beira do caminho. A multidão queria impedi-lo. O clamor. Grito do necessitado. Jesus mandou chamá-lo.“E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” (Mc. 10:52).

“... e a verdade, e a vida...”. Para o mundo, é um conceito filosófico e racional. A pergunta de Pilatos. O que é a verdade? Jesus se calou. Ele não entenderia jamais. Jesus é a vida. A vida eterna. O Pai nos presenteou com o que tinha de mais precioso: O Seu único Filho. Jesusvenceu os grilhões da morte. Deu-nos a vida. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho” (I Jo. 5:11).

“... Ninguém vem ao Pai, senão por mim”.Jesus mostrou que não existem atalhos para ir a Deus. Jesus é o caminho verdadeiro que leva ao Pai, para aqueles que vêm e continuam vindo. O exercício de uma tão grande salvação. O aperfeiçoamento de algo notável que o Senhor operou em nós. “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto” (Jo. 14:7).

Conclusão

Jesus estava confortando o coração dos discípulos. Ele ia partir. Ao declarar “Eu sou o caminho”, estava afirmando ser o único mediador entre Deus e os homens. Não existe outro. Jesus é o caminho e a verdade. Plena e absoluta. Insubstituível. Mistério revelado da obra redentora, que assegura ao homem o direito à eternidade de Deus.   

Ao dizer “Eu sou a vida”, Jesus se coloca como a fonte da vida que se opõe à morte. Ele venceu a morte e o inferno. Abriu-nos o novo e vivo caminho, que nos conduz à eternidade. Não há outro Nome pelo qual importa sermos salvos. Morte é separação, vida é comunhão; a presença do Espírito Santo sela a bênção de Deus à nossa vida.

“... Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo. 14:6b).