HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
354 - Eu Sou a ressurreição e a vida, Jo. 11
 

“... Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim...” (v. 25a).

Introdução

O grande temor do homem é morrer. A morte é sua grande inimiga. Nada o inquieta tanto. Não fomos criados para morrer. Pela desobediência de Adão e Eva, a morte foi gerada, trazendo o pecado. Mas Jesus venceu os grilhões da morte. Ele morreu, mas ressuscitou. E os apóstolos foram comissionados a levar a mensagem: Jesus está vivo!

No grego, ressurreição é "anistêmi". Significa "levantar dos mortos e nunca mais morrer". Reviver. Jesus ressuscitou; e vivo esta. Lázaro reviveu e tornou a morrer. No arrebatamento, os que morreram crendo em Jesus ressuscitarão primeiro, e nós, os vivos, seremos transformados e estaremos todos com o Senhor nas mansões celestiais.

Desenvolvimento

“... Eu sou a ressurreição e a vida...”. Uma das declarações mais preciosas da Bíblia. Jesus venceu a morte, quebrou os seus grilhões. Vivo está. Jesus ressuscitou como a primícias dos que dormem. “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”(I Co. 15:55-57).

Quem crê em mim, ainda que esteja morto. A bênção do Senhor é para quem crer, para estes, tudo é possível. Até mesmo as coisas que são impossíveis. Para Deus, não existe impossibilidade. Ele é o Deus das providências, Deus fiel, que tem prazer em socorrer Seus servos, os que clamam pelo Seu Nome. “E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) e disse: Mancebo, a ti te digo: Levanta-te”(Lc. 7:14).

Viverá.Jesus nos deu o dom da vida. Ele é o Autor da vida. Jesus aniquilou a morte. Ao derramar o Seu precioso Sangue e doar Sua vida, Jesus nos trouxe salvação. Nosso nome foi escrito na eternidade do Pai. “E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo” (Lc. 7:15-16).

Conclusão

A morte é inimiga do homem. Não nascemos para morrer. Mas o pecado gerou a morte. Se dependesse de Adão e Eva, todo o plano de Deus estaria comprometido. Mas Deus não depende de homens. Escape providenciado. Ninguémda hierarquia celestial se apresentou para resgatar o homem. O Pai e o Filho, pois,selaram o pacto.

Jesus deixaria a Sua glória. Viria ao mundo para resgatar a alma do homem. O inferno e os grilhões da morte seriam aniquilados. O Cordeiro seria imolado. Seu Sangue ia abrir o novo e vivo caminho. A nossa dívida foi paga com Sua morte na cruz. O castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele. E, deste modo, Jesus nos justificou e nos inocentou.  

“... ainda que esteja morto, viverá” (Jo. 11:25b).