HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
353 - Perseverar Sempre (II Co. 4)
 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior...” (v. 16a).

Introdução

Desfalecer, jamais. Sabemos em Quem nós temos crido. Ele é Deus poderoso, batalha pelos Seus servos, pela Sua igreja fiel. Não estamos desamparados nem órfãos. O Espírito Santo nos ajuda nas nossas fraquezas. Ele intercede por nós. Enfrentamos adversidades. O mundo nos oprime e nossa grande batalha é não nos corromper, nem perder a visão do plano profético. Os dias passam rapidamente. Jesus breve vem!

Desenvolvimento

“Por isso não desfalecemos...”.Temos motivos de sobra para nos manter firmes no Senhor e nunca desanimar. Abatemo-nos com os embates travados. Naturalmente, como seres humanos,sofremos revezes. Mas nada nos faz recuar. Avançamos. Temos um alvo definido. E rumamo-nos para a pátria celestial. Aguardamos o grande dia.     

“... mas, ainda que o nosso homem exterior...”.Uma nuvem escura paira sobre o mundo, nos oprimindo e causando grandes aborrecimentos. O mundo geme. E nós também. Estamos expostos. O mal organizado busca minar a nossa relação com Deus. Sabemos em quem temos crido. E Ele é Deus poderoso. Guardamos o nosso depósito.   

“... se corrompa...”.O homem exterior. A obra de aparência. Se corrompe com coisas vis e desprezíveis desta vida. Envolvimento com o mundo e o pecado. Aquilo que não é agradável a Deus. Igreja de Laodicéia. Direito dos povos. Morno. Não é quente nem frio. “... vomitar-te-ei da minha boca” (Ap. 3:16). Será expurgado. Expelido pelo corpo.    

“... o interior, contudo...”.O homem espiritual. Servo do Senhor. Vida interior. Lavado e remido pelo Sangue de Jesus. Governo e direção do Espírito Santo. Interesse pelo plano profético. Perfeita comunhão com Deus. Distanciamento do pecado e das coisas nocivas à fé. Compromisso e dedicação à obra de Deus. Ciência do momento decisivo.

“...se renova de dia em dia”.Processo da salvação. Dinâmico. Novo e vivo caminho. Vida de santificação. Aperfeiçoamento da fé. Recursos da graça. Separação do mundo e do pecado. Mente sadia e renovada. Que tem vida consagrada ao Senhor, voltada para os valores eternos. Ativa vigilância. Que tem prazer nas delícias da cidade santa.

Conclusão   

Desfalecer, jamais.E ainda que o homem exterior se esmoreça. As dificuldades e os problemas atuais. As crises e os conflitos. O mundo em ebulição. Os valores invertidos. A falta de temor de Deus. Deboches e zombarias. Entretanto, diariamente, o homem interior se renova. Sua mente está firmada no Senhor. O Espírito Santo o aperfeiçoa. Seus anseios são pelos valores eternais. Consciência plena de que o melhor logo virá!
.
“... se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (II Co. 4:16b).