HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
348 - Eu Sou a luz do mundo, Jo. 8
 

“... Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas...” (v. 12a).

Introdução

No começo, a terra era sem forma e vazia. Havia trevas. “E disse Deus: Haja luz. E houve luz” (Gn. 1:3). Deus viu que a luz era boa, e fez separação entre luz e trevas. À luz, Deus chamou Dia; e às trevas, chamou Noite. Jesus é a luz verdadeira, que livra o homem do poder das trevas. Na revelação de Jesus, o homem tem a grande salvação.

“... E foi a tarde e a manhã o dia primeiro” (Gn. 1:5). Morte e ressurreição. Profecia do primeiro dia. À tarde, Jesus morreu. Parecia que o inferno triunfara. Na manhã do primeiro dia, Maria Madalena foi ao sepulcro. Estava vazio. Jesus não estava lá. Ela foi anunciar a mensagem mais preciosa da Bíblia: Jesus está vivo. Ele vive! Ele ressuscitou.

Desenvolvimento

“... Eu sou a luz do mundo...”. A luz brilhou nas trevas. Na noite escura de Belém, o mundo dormia. Os pastores guardavam em vigília seus rebanhos. Profecia de Simeão, no dia da apresentação de Jesus: “Luz para alumiar as nações...” (Lc. 2:32). “... Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que...” (Lc. 2:34).

“... quem me segue...”. Jesus é o Caminho (ato da salvação). Andar nele é segui-lo (processo da salvação), em obediência e santificação. Vida de comunhão. Exercício da grande salvação. Vida de oração. Intimidade com Deus. Conhecer o tempo. Breve. “No dia seguinte quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me” (Jo. 1:43).

“... não andará em trevas...”. Seguir a Jesus é andar na luz. Bartimeu. Cego de Jericó. Multidão. Clamor. Filho de Davi. Alguém disse: “Ele te chama”. Lançou de si a capa, levantou-se. Foi ter com Jesus. Foi curado. Voltou a ver. Seguiu Jesus pelo caminho.“... a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz...” (Jo 3:19).

“... mas terá a luz da vida”. Pessoa bendita de Jesus, a luz. Revelação de Jesus. A vida eterna. Jesus glorificado, como Ele é na eternidade. Entendimento do plano profético; o grande amor de Deus à nossa vida. “Mas quem pratica a verdade vem para a luz, afim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (Jo. 3:21).

Conclusão

A luz contrasta com as trevas. Sem luz, as trevas prevalecem, a vida sucumbe e a terra perde todo o seu esplendor, calor, cor, alegria, vida. Sem luz, a vida não existiria. Luz é fonte de vida. As trevas estão sempre ligadas ao império do mal. Ao que traz oposição. As trevas são o caminho contrário ao Reino de Deus; e, neste cenário, instala-se o caos.

Jesus é a luz do mundo. Ele nos ordena a sermos luz também. Como servos, devemos ser um sal que salga e luz que ilumina. Como luzeiros, temos a responsabilidade de proclamar o testemunho de Jesus. Somos embaixadores do Reino da luz. Jesus é o referencial, luz para nossos passos; que nos faz andar em segurança nas Suas pisadas.

“... mas terá a luz da vida” (Jo. 8:12b).