HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
344 – José anima seus irmãos, Gn.50
 

344 – José anima seus irmãos, Gn.50

“Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou...”(v. 20).

Introdução

Após terminar Jacó de passar os mandamentos para seus filhos, ele expirou. E José lançou sobre o seu rosto e chorou, e o beijou. Ordenou aos médicos do Egito que embalsamassem a Israel. Passado os dias do choro, José subiu à Canaã, com seus servos, toda a sua casa, a casa de seu pai e seus irmãos e levaram o corpo de Israel  à Canaã, e o sepultaram na cova do campo de Macpela, que Abraão havia adquirido.

Desenvolvimento

“Vós bem intentastes mal contra mim...”. Depois tornou José, seus irmãos e todos os que foram sepultar seu pai ao Egito. Porém, vendo os seus irmãos que seu pai Jacó era morto, eles temeram e disseram: Com certeza aborrecerá José e nos pagará certamente todo mal que lhe fizemos. “Agora, pois, não temais...” (Gn. 50:21a).

“... porém Deus o tornou em bem...”. Mandaram dizer a José que Jacó havia dito para que ele perdoasse a transgressão dos seus irmãos. Quando José soube,chorou muitíssimo. Eles vieram,se prostraram diante de José e disseram: Eis-nos aqui,somos teus servos. “... eu vos sustentarei a vós e a vossos meninos...” (Gn. 50:21b).

“... para fazer como se vê neste dia...”. José os acalmou e disse: Não temais, porque porventura estou eu em lugar de Deus. Vós intentastes mal contra mim, no entanto, Deus o fez tornar em bem. Deus tinha o plano de conservar a vida, para que assim se cumprisse. “... Assim os consolou, e falou segundo o coração deles” (Gn. 50:21c).

“... para conservar em vida...”. José enfatiza que eles não deveriam temer. Ele, há tempos, havia perdoado os seus irmãos. Não cabia rancor ou ressentimento em seu coração. José amava ao Senhor. Garantiu-lhes que não haveria retaliação e que eles e seus filhos seriam sustentados. “E José fez jurar os filhos de Israel...” (Gn. 50:25a).

“... a um povo grande”.E assim,José habitou no Egito, ele e toda a casa de seu pai. Viveu José cento e dez anos, gozando da boa mão do Senhor. Viu os filhos de Efraim da terceira geração. Também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José. “... dizendo: Certamente vos visitará Deus...”(Gn. 50:25b).

Conclusão

Conclui-se o livro de Gênesis, que, de modo notável, se inicia com a obra criadora, toda a narrativa da criação, e termina com um caixão. Começa com Adão e Eva e a triste queda. Depois, Noé, o dilúvio e uma nova terra. Entraria em cena a história de um grande povo. Assim surgem os patriarcas Abraão e Isaque. Após, seguindo, Esaú e Jacó, que se chamaria Israel, e seus doze filhos; comgrande destaque para José.

“... e fareis transportar os meus ossos daqui” (Gn. 50:25c).