HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
340 – Jacó Adoece, Gn.48
 

“E aconteceu, depois destas coisas, que alguém disse a José...” (v. 1).

Introdução

Algum tempo depois, disseram a José que seu pai estava doente; e ele foi vê-lo, levando consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim. E anun¬ciaram a Jacó que seu filho José veio vê-lo. Israel reuniu suas forças e assentou-se na cama. E disse a José: O Senhor apa¬receu-me em Luz, na terra de Ca¬naã, e ali me abençoou. Seus dois filhos que nasceram no Egito, antes de vir para cá, serão reconhecidos como meus.

Desenvolvimento

“E aconteceu, depois destas coisas...”. Aconteceu que, depois dos eventos que reuniram Israel e sua família no Egito, chegava o momento da sua partida. Israel  estava radicado no Egito há dezessete anos, residindo nas terras de Gosen, já com os seus cento e quarenta e sete anos. “E um deu parte a Jacó, e disse...” (Gn. 48:2a).

“... que alguém disse a José...”. Deram a notícia a José de que ele devia ver seu pai urgentemente; pois, se aproximava o tempo em que ele seria recolhido para junto dos seus pais. E que devia se preparar para a despedida. Os dias que estavam juntos no Egito passaram rapidamente. “... Eis que José teu filho vem a ti...” (Gn. 48:2b).

“... Eis que teu pai está enfermo...”. Israel estava enfermo, e sua enfermidade era para morte. Como um conto ligeiro, sua vida estava passando. São os limites impostos a todos os homens. Não seria diferente com Israel. Desta forma, iria dormir no Senhor. “... E esforçou-se Israel, e assentou-se sobre a cama” (Gn. 48:2c).

“... Então tomou consigo os seus...”. José se apresenta ao seu pai com seus dois filhos, Efraim e Manassés. Fica evidente que José, finalmente, assume o papel da primogenitura entre os filhos de Jacó, em lugar de Rúben, que desonrou o leito de seu pai. Há falhas que causam graves sequelas. “E Jacó disse a José...” (Gn. 48:3a).

“... dois filhos, Manassés e Efraim”. Contudo, como José foi tirado de Jacó, ele recebe a seus netos como seus filhos. José era especial para Deus. E, assim, mais uma vez evidenciou a ação soberana de Deus, Sua benção é invertida, com privilegio para o mais novo.“... O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz...” (Gn. 48:3b).

Conclusão

A ação de Deus nas palavras de Jacó: (1) Deus, em cuja presença andaram Abraão e Isaque; (2) Deus que o sustentou; (3) o anjo que lhe deu todo livramento. Dessa forma, dar-se-ia a continuidade de Israel: um Deus presente, um Deus provedor e um Deus libertador. Portanto, Deus mora em nós (Jesus), provisiona as nossas necessidades (Pai), nos liberta e nos livra do mal (Poder do Sangue, o Espírito Santo).

“... na terra de Canaã, e me abençoou” (Gn. 48:3c).