HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
337 – Compreendendo o Projeto (Sl. 119)
 

“Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei...” (v. 34a).

Introdução

 O profeta Isaias diz: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende” (Is.1:3). Desta forma, a função do Espírito Santo é nos fazer entender. Quando somos convencidos, sem dúvida, entendemos o plano do Senhor para nossa vida e alcançamos o profético.

O grande ensino para nós é obedecer e guardar a palavra. Necessário é reter o mais precioso. “Guarda o bom depósito...” (2 Tm. 1:14). Sobretudo, o que armazenamos no nosso coração, o que nos edifica quando mantemos nossa comunhão com o Senhor. Essa a nossa grande batalha. Certamente, não é uma tarefa simples; requer dedicação.  

Desenvolvimento

“Dá-me entendimento...”. Conhecimento. Revelação do projeto do Pai. Mistério que nos é revelado todos os dias. Assim, crescemos no conhecimento e na graça do Senhor Jesus. Segredos descobertos. Vida de intimidade com Deus. Aprimoramento daquilo que excede a letra morta. Que a tradição religiosa desconhece e que o mundo ignora.  

“... o guardarei a tua lei...”. O bom depósito. A bênção do Espírito Santo no coração. O nosso grande legado. Preservação e não contaminação com as coisas desprezíveis e vis deste mundo. Conservação do tesouro que um dia descobrimos; o grande achado. A Obra revelada do Espírito. Nosso maior bem! Razão da nossa vida nesses dias finais.  

“... e observá-la-ei...”. Testemunho de vida. Aplicação. A palavra revelada. O exemplo é o Senhor Jesus. Detalhamento profético. Grandeza e majestade. Simplicidade e nobreza. Ele deixou a Sua glória para nos trazer uma tão grande salvação. Na cruz, Ele não se poupou. Entregou-se por amor a todos nós. Um novo e vivo caminho nos abriu.  

“... de todo o meu coração”. Compromisso. Coração reto e sincero diante de Deus. O que nos faz agradáveis aos Seus olhos. Referência do servo. “... Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele...” (Jó. 2:8). Privilégio dos que são íntegros e tementes ao Senhor, pois nada é mais precioso ou significativo.

Conclusão    
I    
“A bênção do Senhor é que enriquece, e não acrescenta dores” (Pv. 10:22). Entender estas coisas nos traz um enorme benefício. Temos livramentos de dores e ais. Pedimos ao Senhor este entendimento. Portanto, ao sermos convencidos pelo Espírito Santo, alcançamos a vontade de Deus para nós. Os valores guardados em nosso coração.

“Guarda-te, e que te não esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão” (Dt. 6:13). Observando as determinações do Senhor, somos preservados e temos vida longa. Preceitos eternos que não podemos menosprezar. Pois, como servos do Senhor, temos limites e medidas, que não poderão ser ultrapassados jamais.
.
“... e observá-la-ei de todo o meu coração” (Sl. 119:34b).