HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
331 - A grande prova, Parte 1, II Co. 4
 

331 –A grande prova, Parte 1(II Co. 4)
    
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados...” (v. 8a).

Introdução

O apóstolo Paulo podia dizer com muita propriedade acerca das tribulações. Em tudo foi atribulado. E sofreu horrores. Manteve-se no firme proposito de fidelidade a Deus. Dizia não ser digno de ser chamado de apóstolo, pois, na sua tradição, perseguira os irmãos. Os vestidos de Estevão, o primeiro mártir da igreja, foi colocado aos seus pés.  

O Senhor não leva em conta o tempo da ignorância do homem. Por não conhecer a doutrina revelada do Espírito,ele toma atitudes deprimentes. Chega o dia em que ele descobre o mistério da fé e passa a gozar dos benefíciosda grande salvação. Mas, ao desviar-se, ele nega aquilo que um dia creu, anulando o plano eterno à sua vida.

Desenvolvimento

“Em tudo somos atribulados...”.Fomos advertidos pelo Senhor Jesus que teríamos tribulações e angústias. “... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo. 16:33b). Elas fazem parte; aperfeiçoam-nos e dá-nos ciência de que nós dependemos completamente da graça e do favor de Deus todos os dias da nossa vida.  

“... mas não angustiados...”.De modo algum podemos viver permanentemente em angústia. Passamos por duras provas, que parecem não ter fim. Graças a Deus, elas não duram para sempre. Somos socorridos. Deus sempre está disposto a operar em nosso favor.Como Pai amoroso, Ele cuida dos Seus filhos, livrando-os do dia mal.

“... perplexos...”.Verdadeiramente passamos por inúmeras situações de perplexidade e complexidade. O mal organizado, com suas artimanhas,busca, de todas as formas, se opor ao projeto de Deus para as nossas vidas. Não temos o que temer. Sabemos em Quem temos crido. E Deus é poderoso para guardar nosso depósito até aquele dia.

“... mas não desanimados”.Pois jamais podemos permitir que o desânimo e a derrota venham tomar lugar na nossa vida. Ataques e investidas sempre ocorreram. Neemias não se intimidou com a afronta dos opositores. Sabia da sua missãona reconstrução dos muros em Jerusalém. Conosco é idêntico. Não podemos falhar. Jesus logo vem!

Conclusão    

Os dias se abreviam. Todas as profecias se cumpriram. Aguardamos o toque da quarta trombeta. “... e foi ferida terça a parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas...” (Ap. 8:12). A igreja,preparada, aguarda este instante. E Jesus virá nas nuvens arrebatar Seus servos fieis; aguardamos ansiosamente por este grande dia.
I    
A igreja fiel tem a missão de apressar o dia do Senhor. “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas” (Lc. 21:25). Para o mundo e a tradição religiosa, restará a surpresa terrível.
E lamentarão a triste sorte. Nada poderão fazer. E saberão que a igreja fiel foi levada.  
.
“... perplexos, mas não desanimados” (II Co. 4:8b).