HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
328 - José se dá a conhecer, Parte 1, Gn. 45
 


“Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele...” (v. 1).

Introdução

José não podia mais se conter diante dos irmãos. Chegara o grande momento de se revelar a eles. Toda uma história ficou para trás. A casa do seu pai, o ciúme que os irmãos tinham por José ser o favorito de Jacó. Seus sonhos proféticos. A ida ao Egito como escravo. Os midianitas. A casa de Potifar. A calúnia e a casa do cárcere. Os sonhos proféticos de Faraó. A interpretação. E a função de governança no Egito.

Desenvolvimento

“Então José não se podia conter...”. José não podia mais se conter. Chegou o momento decisivo. O clímax da sua história, da qual, em momento algum, faltou a boa mão de Deus para com ele. Nunca esteve só. De escravo humilhado, alcançou o posto de governador dos egípcios. “E levantou a sua voz com choro...” (Gn. 45:2a).

“... diante de todos os que estavam com ele...”. Vivia uma emoção incomum. Seu coração pulsava agitadamente. Como homem temente e justo, José gozava de muita intimidade com DEUS. Foi um servo fiel. Apesar de todas as provações vividas, ele nunca se afastou de Deus. “... de maneira que os egípcios o ouviam...” (Gn. 45:2b).

“... e clamou: Fazei sair daqui a todo o varão...”. Mandou retirar todas as pessoas que estavam com ele, exceto seus irmãos. Todos que o serviam se retiraram. Seus irmãos certamente estavam perplexos. O que verdadeiramente estava ocorrendo? A espera era grande. E ficaram os de casa. “... e a casa de Faraó o ouviu” (Gn. 45:2c).

“... e ninguém ficou com ele...”. Ninguém ficou com José. Eram os irmãos e ele. E agora, sim, ele podia falar abertamente. Todas as barreiras não existiam mais. O Senhor preparou aquele momento, em todas as intempéries, preservadas foi a vida de José. “E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai?...” (Gn. 45:3a).

“... quando José se deu a conhecer a seus irmãos”. Então ele se deu a conhecer a seus irmãos. Chorou em voz alta, de modo que os egípcios e a casa de Faraó ouviam. E disse: Eu sou José; vive ainda meu pai? Os irmãos estavam pasmados. Como? José era o governador. “... E seus irmãos não lhe puderam responder...” (Gn. 45:3b).

Conclusão

José se deu a conhecer aos irmãos. E a sua preocupação primeira era com o pai, o velho Jacó. Ele vive, era a pergunta. Como estava de saúde, como passava e o anseio de vê-lo o mais depressa possível. Certamente, o aperto nos corações dos irmãos. Haveria retaliação de José em relação às atitudes deles no passado? Era certo que não, pois José era homem de Deus, e tudo corroborou para a preservação de vidas.  

“... porque estavam pasmados diante da sua face” (Gn. 45:3c).