HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
323 - Livrá-lo-ei, Sl. 91
 

“... livrá-lo-ei...” (v. 15d).

Introdução

O Senhor tem para o Seu povo toda a sorte de livramento. Quando invocamos o Seu nome, Ele prontamente nos responde, nos assiste no dia da angústia e nos livra. E tem sido assim ao longo de toda a nossa vida. Nos momentos de apertos e adversos, sentimos a operação gloriosa do Espírito Santo em nosso favor; não estamos sozinhos.

Esta foi a experiência de Ester. Quando Mardoqueu a informou do juízo que estava sobre o povo judeu. Ela teria que interferir junto ao rei Assuero. Fora colocada ali com este propósito. Poderia não fazê-lo. Porém, socorro e livramento de outra parte viriam. Ester não furtou à sua responsabilidade. Foi ao rei e o povo teve livramento.

Desenvolvimento

“Elias”. Viveu durante os reinados de Acabe e Acazias, num período turbulento de idolatria e paganismo. Profetizou que haveria uma grande seca; a viúva de Sarepta, a multiplicação da reserva de farinha e azeite, e a ressurreição do seu filho. Ele matou os profetas de Baal; ameaçado por Jezabel, fugiu a Horebe. Lá, o Senhor falou com ele.

“Jeremias”. Profetizou no período de declínio do reino do sul e o avanço da Babilônia, que culminou no exílio. Ao ser chamado pelo Senhor, julgou-se incapaz. Convocou o povo ao arrependimento, pois o juízo seria inevitável. Foi ameaçado. Suportou a hostilidade, a solidão, a angústia. Chorou por seu povo. Pediu a misericórdia de Deus.

“Sadraque, Mesaque, Abedenego”. Companheiros de Daniel. Jovens valorosos e fiéis ao Senhor. Notável o evento da fornalha de fogo ardente. Não se curvaram à idolatria. Não temeram a morte. Ao serem lançados atados no fogo, estava lá o quarto homem. O rei Nabucodonosor os chamou de “servos do Deus Altíssimo”. Foram honrados.

“Daniel”. Levado cativo de Judá para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor. Propôs no seu coração não se contaminar com as iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia. Discerniu os sonhos do rei. Injustamente foi lançado na cova dos leões, no reinado de Dario. Teve visões do reino messiânico e do tempo do fim; em tudo foi fiel ao Senhor.  

Conclusão    

Elias teve experiências notáveis com Deus. Foi arrebatado aos céus num carro de fogo. Jeremias foi duramente provado. Nos momentos adversos, buscou ao Senhor. Os amigos de Daniel tiveram um grande livramento da fornalha. Daniel foi um estadista renomado agradável a Deus. Os reinos se sucediam e ele se mantinha integro a DEUS.
I    
A igreja do tempo do breve tem experimentado as mesmas coisas. Duramente, sofremos toda sorte de ataques e oposições. As investidas do adversário são sagazes. Ele usa de todos os expedientes para nos desestabilizar. Não temos o que temer. Valentemente resistimos. Nós gememos aguardando o grande dia que em breve virá.  
.
“Porque tu, Senhor livraste a minha alma da morte...” (Sl. 116:8a).