HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
319 – E Eu lhe Responderei (Sl. 91)
 

“... e eu lhe responderei...” (v. 15b).

Introdução

Nosso dever é invocar o nome do Senhor; que tem prazer em nos responder e dar ordens aos Seus anjos ao nosso respeito. Às vezes, não compreendemos e achamos que Deus demora a nos atender. E que Ele tarda ou atrasa. Marta, irmã de Lázaro, pensou assim. O tempo de Deus não é o nosso.  Ele age da forma que bem Lhe apraz.

A irmã de Lázaro censurou ao Senhor Jesus, pois não viera no tempo oportuno e atrasara, segundo ela, e fazia quatro dias que seu irmão estava sepultado, e cheirava mal. Não se podia fazer mais nada. Mas o melhor estava por vir. Todos veriam a glória de Deus. Um milagre e uma resposta viriam. Lázaro voltaria das mansões dos mortos.  

Desenvolvimento

“Jabez”. Foi mais ilustre que seus irmãos. Seu nome significa “causador de dores”. Ele invocou ao Senhor e lhe fez quatro pedidos: (1) que o Senhor lhe abençoasse muitíssimo, (2) que seus termos fossem amplificados, (3) a mão do Senhor fosse com ele, (4) e que do mal não fosse aflito. E o Senhor lhe concedeu o que lhe tinha pedido.

“Josafá”. Reinou em Judá. Era filho de Asa. Foi um grande administrador. No fim de seu reino, moabitas, amonitas e edomitas se uniram para invadir Judá. Josafá buscou ao Senhor. Proclamou um jejum no reino e orou ao Senhor, que lhe foi favorável. Eles deveriam acalmar-se, teriam livramento, pois Deus é quem iria pelejar aquela batalha.

“Neemias”. Ele e os que com ele estavam faziam um trabalho notável. Os adversários irados buscavam opor-se à reconstrução dos muros. Indignados, eles escarneciam. Zombavam. Não queriam o bem de Jerusalém. Mas o Senhor prosperou Neemias e os seus companheiros, pois a Boa Mão estava com eles. Nada pode deter a obra de Deus.

“Jonas”. Sua missão era ir à Nínive, cidade corrompida pelo pecado. Em desobediência, embarcou para Társis. No caminho, tempestade. Foi lançado ao mar. Engolido por um grande peixe, clamou ao Senhor, que o livrou. Foi a Nínive, pregou, e o povo se arrependeu. Desgostou-se. Misericórdia de Deus para Nínive e Jonas.

Conclusão    

Jabez invocou ao Senhor. Fez-Lhe pedidos; foi atendido. Josafá, em grande aperto, orou, e Deus enviou livramento ao povo e ao rei. Deus pelejou por Israel. E Neemias, enfrentando grande oposição dos inimigos, cumpriu sua missão, e os muros foram reedificados. Jonas e Nínive foram milagrosamente salvos pela intervenção do Senhor.
I    
Propósitos e planos de Deus não podem ser impedidos. As adversidades permitem possibilidades de buscar socorro de Deus. Milagres ocorrem em favor dos que se voltam inteiramente ao Senhor. Assim, premiados, podemos, em reconhecimento aos Seus grandes feitos, glorificar o Seu maravilhoso Nome pela tão grande salvação!
.
“E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus” (Ne. 2:4).