HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
309 - As Leis da Guerra (Dt. 20)
 

“... Qual é o homem que edificou uma casa nova...” (v.5a).

Introdução

As batalhas fazem parte da vida daqueles que querem servir a Deus. Uma grande guerra está travada. A questão é de sobrevivência. Grandes oposições se levantam contra o povo de Deus. Em todos os tempos foi assim. Em nada é diferentes dos dias atuais. Estamos cercados. O mal está organizado e busca ofuscar nossa visão do céu.

Como o salmista, nós elevamos nossos olhos para os montes. A peleja não é nossa. Quem guerreia por nós é o Senhor. Nele, depositamos a nossa confiança. Nosso socorro vem dos altos céus. Não recuamos. O valente foi forjado para a guerra. Ele sabe que não está sozinho. O Senhor é o nosso ajudador. Marchamos para a vitória.

Desenvolvimento

“edificou uma casa nova e ainda não a consagrou?” (v. 5). A casa edificada é a obra. Casa nova. Uma experiência nova. Quem foi chamado precisa ter vida consagrada. Voltada ao altar. Não podemos ter reservas. Total entrega e dedicação. A guerra é para os destemidos, os quais não se intimidam com a oposição dos inimigos da obra.

“plantou uma vinha e ainda não logrou fruto dela?” (v. 6). A grande obra revelada ao nosso coração. Uma grande salvação. Nossa vocação de gerar os frutos. As almas preciosas que são alcançadas. Resultados do nosso trabalho na presença do Senhor. Credibilidade. Prontidão. A fé. A mão lançada no arado, sem jamais olhar para trás.

“está desposado com alguma mulher e ainda não a recebeu?” (v. 7). Casamento. A união. Compromisso. Pacto de vida e morte. Lutar por uma causa que não é nossa, é a causa do Senhor. Alistamo-nos nela. Como soldados, temos plena consciência da nossa função. Servir com fidelidade ao Senhor. Não podemos falhar. Os dias findam.

“Qual é o homem medroso e de coração tímido?” (v. 8). Os tímidos e os medrosos não têm parte na obra. Ela é feita de valentes. Os despreparados não têm parte neste importante negócio. Não compreenderam o plano profético da última hora. A noite escura. O gemido do mundo perdido, que não conhece o caminho da salvação.  

Conclusão    

A edificação da casa nova. Obra. Dar frutos. Gerar filhos, que precisam ser cuidados. Bem assistidos. Instruídos. Ensino. Sequência. Doutrina. Os frutos permanecerem. Serem fortificados e aperfeiçoados, pois outros frutos serão colhidos e agregados; a dinâmica da grande salvação. Os resultados produzidos. Os nomes arrolados no céu.
I    
A igreja fiel, do tempo do breve. Destemida e ousada. Determinada. Vida de oração. Esposa amada de Jesus. Imaculada. Comprada por bom preço. Remida e adquirida pelo precioso Sangue. Preparada para o grande dia, que velozmente se aproxima. O Rei está voltando. Em breve, as bodas. E o noivo logo vem! Aleluias!
.
“... e ainda não a consagrou?...” (Dt. 20:5b).