HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
301 - A Rejeição de Deus, Parte 8, At. 5
 

301 – A Rejeição de Deus, Parte 8 (At. 5)
    
“... Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses...” (v. 3a).

Introdução

Princípios, regras, orientações e determinações da parte do Senhor não podem ser mudados. Deus é imutável. O Eterno não tem variação ou mudança. O homem tem tendência a mudar e, às vezes, para pior. Se dependesse dos nossos primeiros pais no Éden, o projeto de Deus cairia por terra. Porém, Deus não depende dos homens.

A maldade, a desobediência, a traição, a mentira são peculiaridades que levam o homem a abandonar o Senhor e se enveredar pelo caminho largo, que fatalmente o levará à perdição eterna. Aqueles que amam ao Senhor lutam bravamente para se distanciar destas coisas. O temor ao Senhor é o principio fundamental para a vitória.

Desenvolvimento

“Hamã”. Foi um alto oficial da corte do rei Assuero. Era exaltado sobre todos os príncipes do império. Mardoqueu recusava honrá-lo, por ser inimigo do seu povo. Conspirou contra os judeus para matá-los. Deus usou Ester para livrar o povo. Hamã edificou uma forca para Mardoqueu. Mas quem veio a perecer nela foi ele próprio.

“Jonas”. Profeta hebreu. Viveu quando Jeroboão II reinava em Israel. Embarcou em um navio com destino a Társis, desobedecendo ao Senhor. Deus enviou uma grande tempestade. Achado em falta, foi lançado ao mar para salvação da embarcação. Foi engolido por um grande peixe. Foi salvo. Lançado em Nínive, ele atendeu ao Senhor.

“Judas”. Foi o discípulo que traiu Jesus. Servia como tesoureiro no grupo apostólico. Recebeu trinta moedas de prata para trair seu Mestre. Estava na mesa com Jesus e os discípulos, quando recebeu o bocado molhado, “entrou nele Satanás”. Consumou seu ato beijando Jesus. Ele desviou-se e ficou conhecido como o “filho da perdição”.

“Ananias e Safira”. Ao lado da esposa, aparece como um homem egoísta, soberbo e enganador. Ambos venderam uma propriedade e fingiram ofertar à Igreja todo o valor recebido. Esconderam uma parte. Pedro repreendeu Ananias por sua atitude desonesta. E, imediatamente, foram alvo de juízo, vindo a morrer, ele e sua esposa.

Conclusão    

Hamã era inimigo dos judeus. Queria a destruição deles. Mas o juízo veio contra ele. Jonas desobedeceu uma ordem do Senhor. Foi salvo após grande provação. Judas se perdeu. Permitiu que o adversário tomasse seu coração. Traiu o Mestre. Ananias e Safira tentaram ludibriar os irmãos. E foram exterminados pela atitude desonesta.

A desobediência é uma das causas fundamentais para o homem ser rejeitado por Deus. O Senhor não tem parte com os que não observam Suas orientações e Sua doutrina. Compete-nos atentar com zelo para Sua palavra. “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os que ama e comete a mentira” (Ap. 22:15).   
.
“... ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?” (At. 5:3b).