HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
293 - A Rejeição de Deus, Parte 4, I Sm. 15
 

“... Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar...” (v. 22a).

Introdução

Princípios, regras, orientações e determinações da parte do Senhor não podem ser mudados. Deus é imutável. O Eterno não tem variação ou mudança. O homem tem tendência a mudar; e, às vezes, para pior. Se dependesse dos nossos primeiros pais no Éden, o projeto de Deus ia cair por terra. Porém, Deus não depende dos homens.

Uma determinação de Deus não pode ser negligenciada nem menosprezada. Antes, serem atendidas, acatadas à risca e sem questionamentos. A indiferença, a postura de impiedade, de conformismo e desobediência são coisas que profundamente desagradam ao Senhor. Ao desprezar o precioso, o homem se afasta do profético.

Desenvolvimento

“Orfa”. Como Rute, era nora de Noemi. Ficaram em Moabe quase dez anos. As três mulheres viúvas. Orfa significada “pescoço, nuca”, ou seja, “aquela que volta às costas”. Diante das dificuldades enfrentadas e da proposta de Noemi, voltou ao seu povo. Condenável a sua atitude individualista. Assim, não se tem mais notícias dela.

“Hofni e Finéias”. Filhos do Sumo Sacerdote Eli. Não tinham temor de Deus e nem apreço pelo pai. Transgrediam a Lei violando as ofertas e sacrifícios ao Senhor, se apropriando do que era consagrado a Deus. O pecado e a imoralidade deles eram conhecidos de todo o povo. E Eli não os repreendia. O juízo sobre eles era inevitável.

“Eli”. Ele e seus filhos negligenciaram e desprezaram o ofício sacerdotal. Figura omissa, que não tinha controle de sua casa. Não repreendeu seus filhos e se conformou com suas práticas imundas. Morreram no mesmo dia. No governo do rei Salomão, Abiatar, descendente de Eli, por juízo de Deus, foi excluído do sacerdócio.

“Saul”. Primeiro rei de Israel, filho de Quis, pertencente à tribo de Benjamim. Tentou usurpar o ofício sacerdotal. Ofereceu sacrifício em Gilgal. Mostrou-se impaciente. Foi desobediente na batalha contra os amalequitas. E procurou socorro de uma feiticeira. Teve morte trágica no monte Gilboa, junto com Jonatas, seu filho.

Conclusão

Orfa foi individualista, egoísta e sem entendimento profético. Hofni e Finéias eram filhos de Belial (maligno, indigno, imprestável). Eli foi conformado e omisso. Perdeu a comunhão com o Senhor. Fracassou no ofício sacerdotal. Saul era imprudente, obstinado e desobediente. Morreu com seu filho na batalha pelo arco do adversário.

A desobediência é uma das causas fundamentais para o homem ser rejeitado por Deus. O Senhor não tem parte com os que não observam Suas orientações e Sua doutrina. Compete-nos atentar com zelo para Sua palavra. “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os que ama e comete a mentira” (Ap. 22:15).   
I.
“... e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (I Sm. 15:22b).