HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
292 - Isaque Morre, Gn. 35
 

292 – Isaque Morre, Gn. 35

“E Isaque expirou, e morreu, e foi recolhido aos seus povos, velho...” (v. 29).

Introdução

Ficou registrado o último encontro entre Jacó e Isaque em Hebrom. Isaque viveu cento e oitenta anos. Morreu farto de dias e foi sepultado por Esaú e Jacó. A volta de Jacó à terra prometida, enquanto Isaque ainda estava vivo, foi mais uma prova da presença protetora do Senhor sobre sua vida. Portanto, o bom Senhor atendeu suas palavras quando pediu para ser levado em paz de volta para a casa de seu pai.

Desenvolvimento

“E Isaque expirou...”. Isaque morreu e encerrou-se o ciclo de sua vida. Foi um dos três patriarcas, o único filho de Abraão com sua esposa Sara. Foi pai de Esaú e Jacó. Resultado de milagre; era o filho da velhice. Abraão tinha cem anos quando nasceu e Sara já havia cessado o período fértil. “E Jacó veio a seu pai Isaque...” (Gn. 35:27a).

“...e morreu...”. Isaque encerra a sua jornada. Isaque foi o único patriarca cujo nome não foi mudado. O único que não deixou Canaã. Em relação a Abraão e Jacó, a história relata poucos incidentes em sua vida. Morreu quando tinha cento e oitenta anos, tornando-se o patriarca de vida mais longa.“... a Manre...” (Gn. 35:27b).

“... e foi recolhido aos seus povos...”. Isaque é uma tipologia de Jesus. Merece destaque a sua pergunta profética: “... Eis aqui a lenha e o fogo, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gn. 22:8), quando o Senhor pediu a Abraão que o sacrificasse no monte Moriá. “... a Quiriate-Arba – que é Hebrom...”. (Gn. 35:27c).

“... velho e farto de dias...”. Velho, maduro e cheio de experiências. Cumpriu com fidelidade sua missão. Em todos os assuntos e decisões tomadas, Deus o orientou em tudo. Um homem de Deus, comprometido com a aliança, e que teve o privilégio de ter Abraão como seu pai.“... onde peregrinaram Abraão e Isaque” (Gn. 35:27d).

“e Esaú e Jacó, seus filhos...”. Encerraram-se os anos de sua peregrinação. Isaque andou com Deus e dormiu no Senhor. Cada um tem uma história, a nossa própria história, que um dia se completará; mas que deve ser vivida de forma sábia, em comunhão com Deus. “E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos” (Gn. 35:28).

Conclusão

A jornada da vida de Isaque estava chegando ao fim. Jacó reencontrou seu pai Isaque em Manre, a Quiriate-Arba, que é Hebrom, local em que Abraão edificou um altar de adoração ao Senhor. Isaque dormiu no Senhor. Foi recolhido ao seu povo; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram. Isaque veio a falecer após uma vida plena e com a família à sua volta. Com sua morte, conclui sua história e a de Jacó, seu filho.

“... o sepultaram” (Gn. 35:29f).