HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
291 – A Rejeição de Deus, Parte 3 (Jz. 16)
 

“... pegaram nele, e lhe arrancaram os olhos, e fizeram-no descer a Gaza...” (v.21a).

Introdução

Princípios, regras, orientações e determinações da parte do Senhor não podem ser mudados. Deus é imutável. O eterno não tem variação ou mudança. O homem tem tendência a mudar; e, às vezes, para pior. Se dependesse dos nossos primeiros pais no Éden, o projeto de Deus ia cair por terra. Porém, Deus não depende dos homens.

Existem os que se auto-intitulam espirituais, que não dão satisfações a ninguém e dizem que o Senhor está no controle e direção de suas vidas. Querem ser ouvidos, desejam visibilidade e reconhecimento. Não respeitam nem se submetem às autoridades constituídas por Deus. Se rebelam contra o governo do Espírito Santo.

Desenvolvimento

“Coré, Datã e Abirão”. Coré era levita. Por cobiça, promoveu rebelião contra Moisés e Arão. Ele convenceu Datã e Abirão, e eles arregimentaram 250 homens para um protesto. Alegavam que todos poderiam ser sacerdotes. O rebelde encontra sempre os adeptos. “... a terra abriu a boca e os tragou com as suas famílias...” (Nm 16.32).

“Balão”. Profeta midianita contratado por Balaque, rei de Moabe, para amaldiçoar Israel. No meio do caminho, pela boca de uma jumenta, teve uma revelação de Deus contra seu propósito. Avisado que deveria falar apenas as palavras de Deus, obedeceu e, em vez de anunciar uma maldição sobre Israel, proclamou uma benção.

“Acã”. Acã, secretamente, tomou dos despojos de guerra, provenientes da tomada da cidade de Jericó, se apropriando das coisas que seriam consagradas ao Senhor. Cobiçou tesouros existentes ali e tomou parte deles para si. Acã violou a aliança de Deus e envolveu Israel em sua desobediência, e às consequências de seu pecado.

“Sansão”. Festa de casamento. Sansão e Dalila. Filisteia. Gentia. Sansão propõe um enigma. E teriam sete dias das bodas para decifrá-lo. O segredo foi desvendado, pois Dalila persuadiu Sansão. Aparentando com inimigo, deitou no colo da mulher. Teve seus olhos furados e morreu, sem honra, em dificuldade, junto com o inimigo.

Conclusão    

Coré, Datã e Abirão se rebelaram contra a autoridade de Moisés e Arão. Se rebelaram contra o Senhor. Foram consumidos. Balaão, contratado para proclamar a maldição, anunciou a bênção. Acã, por cobiça, se apropriou indevidamente dos despojos de guerra. Sansão, por falta de discernimento, morreu com o inimigo.

A desobediência é uma das causas fundamentais para o homem ser rejeitado por Deus. O Senhor não tem parte com os que não observam Suas orientações e Sua doutrina. Compete-nos atentar com zelo para Sua palavra. “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os que ama e comete a mentira” (Ap. 22:15).   
.
“... e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e andava ele moendo...” (Jz. 16:21b).