HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
287 – A Rejeição de Deus, Parte 1 (Gn. 19)
 

287 – A Rejeição de Deus, Parte 1 (Gn. 19)
    
“... disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares...” (v.17a).

Introdução

Princípios, regras, orientações e determinações da parte do Senhor não podem ser mudados. Deus é imutável. O Eterno não tem variação ou mudança. O homem tem tendência a mudar; e, às vezes, para pior. Se dependesse dos nossos primeiros pais no Éden, o projeto de Deus cairia por terra. Porém, Deus não depende dos homens.  

Os marcos antigos não devem ser removidos. As coisas feitas por Deus durarão eternamente. O Senhor sempre teve interesse em abençoar o homem. A maldade do coração humano o fez ser rejeitado; e ele passou a não ter aceitação, pela perda da intimidade da criatura para com o criador. Errante, ele distanciou-se do Senhor.

Desenvolvimento

“Adão e Eva”. Nossos primeiro pais. Viviam em perfeita comunhão com o Criador. Por desobedecerem uma ordenação, foram lançados para fora do jardim do Éden. Se dependesse deles, o projeto de Deus cairia por terra. O Senhor não depende de homens. O Sangue do cordeiro inocente seria derramado por amor às nossas vidas.

“Caim”. Personagem do Antigo Testamento, era irmão de Abel, filho de Adão e Eva. Deus requerera uma oferta dos irmãos. Caim ofereceu do fruto da terra e sua oferta não foi aceita. Abel era pastor de ovelhas. Ele trouxe dos primogênitos das ovelhas. Tipologia do sacrifício de Jesus. E, assim, irado e desgostoso, Caim matou seu irmão.

“Sarai e Agar”. Sara deu Agar (sua serva) a Abraão (ele o consentiu) para que tivesse um filho. Ela achava que a promessa do Senhor estava demorando. Assim, nasceu Ismael. Por não sabermos esperar, às vezes, agimos com imprudência e criamos um problema. Esperar no Senhor não é uma tarefa simples; Ele é o Deus da providência.

“Mulher de Ló”. Por amor a Abraão, o Senhor ia poupar Ló e sua família, em Sodoma e Gomorra. Anjos foram enviados para livrá-los. Precisavam apressar a saída. Eles precisavam se apressar. Um juízo estava por vir. A mulher de Ló comete um ato falho. Quem olha para trás, não tem seu nome lembrado; esquecimento.

Conclusão    

Adão e Eva menosprezaram a ordenança do Senhor. Adão foi incapaz de contestá-la. Caim foi profano, rebelde e inconsequente. A ira abriga no seio do tolo. Sara pensou que podia dar uma ajuda para Deus. Cometeu uma imprudência. Abraão concordou. A mulher de Ló, saudosa, olhou para trás. Virou uma estatua de sal insípido.

A desobediência é uma das causas fundamentais para o homem ser rejeitado por Deus. O Senhor não tem parte com os que não observam Suas orientações e Sua doutrina. Compete-nos atentar com zelo para Sua palavra. “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os que ama e comete a mentira” (Ap. 22:15).
.
“... em toda esta campina; escapa lá para o monte...” (Hb. 19:17b).