HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
279 - O Lugar Santo do Tabernáculo, Hb. 9
 

“Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam...” (v. 6a).

Introdução

Local de serviço dos sacerdotes, onde oficiavam perante Deus, e os sacrifícios eram apresentados. Também chamado de Primeiro Tabernáculo ou de Primeira Tenda. Quando o templo foi construído em Jerusalém, o Santo Lugar também foi edificado e, basicamente, servia ao mesmo propósito que no tempo do Tabernáculo móvel.

No Lugar Santo, havia a Mesa com os Pães da Preposição, o Candelabro e o Altar do Incenso. Um véu separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. Só sacerdotes tinham permissão de entrar no Lugar Santo. Ali, abrigava a maior parte da mobília do Tabernáculo. Havia na entrada do Santo Lugar uma cortina que o separava do átrio.

Desenvolvimento

“O Candelabro”. Servia para iluminar o Lugar Santo. Era formado por sete castiçais (cada um com uma lâmpada), que tinham o formato de taças rasas, onde se colocava o óleo que alimentava as chamas dos pavios. As sete lâmpadas produziam uma só luz, que iluminava o ambiente. O candelabro de ouro ficava do lado oposto à mesa dos pães da proposição, à esquerda do sacerdote que entrava no Lugar Santo.

“A Mesa dos Pães da Preposição”. A mesa era fabricada de madeira de acácia, coberta de ouro, onde as ofertas eram colocadas. Constantemente, sobre ela, ficavam os doze pães da proposição, representando as doze tribos de Israel. Os pães eram feitos sem fermento, comidos pelos sacerdotes. Os pães, a cada sábado, eram substituídos. A mesa da proposição ficava à direita de quem entrava no Lugar Santo.

“O Altar do Incenso”. A queima do incenso no Lugar Santo simbolizava a adoração contínua, e também as orações do povo de Israel. O sacerdote era o responsável por acender o altar do incenso pela manhã e à tarde. Coube a Jesus, nosso Sumo Sacerdote, cumprir a tarefa de intercessor supremo quando, por meio de sua morte, abriu o novo e vivo caminho, e fez-se como único mediador entre Deus e o homem.

Conclusão    

Cabia aos sacerdotes, depois de passar pelo altar do holocausto e a bacia de bronze, a função de levar as petições do povo a Deus, por meio dos sacrifícios e das ofertas até o Lugar Santo, o primeiro compartimento do tabernáculo. Era um lugar restrito aos sacerdotes, qualquer que entrasse indevidamente seria morto pelo Senhor.
I    
O candelabro era a única fonte de luz no Santo Lugar. A lembrança constante de que Deus estava ali. Tipo de Jesus. A mesa dos pães da preposição fala de comunhão, corpo e sangue, nossa união com Ele. O altar do incenso fala do ministério de Jesus, o eterno intercessor, cujas orações feitas em Seu Nome sobem todos os dias ao Pai.

“... os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços” (Hb. 9:6b).