HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
269 - O Grande Pastor, Hb. 12
 

269 – O Grande Pastor (Hb. 13)
    
“Ora, o Deus de paz que pelo sangue do concerto eterno, tornou a trazer...” (v.20a).

Introdução

O Senhor Jesus é o bom pastor, o grande pastor, que incondicionalmente ama Suas ovelhas. Davi era pastor de ovelhas e ele conhecia muito bem o grande pastor. Disse com muita propriedade: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Sl. 23:1). Como ovelha do grande pastor, seguramente, sabia que podia confiar no Senhor.

Quando Jesus derramou Seu precioso Sangue carmesim na cruz, o véu do templo rasgou-se de alto a baixo e nos abriu o novo e vivo caminho, trazendo-nos uma tão grande salvação. Estava instituída uma nova aliança, o novo pacto. Todos passariam a ter acesso ao santíssimo e podiam oficiar como sacerdote na presença do Senhor.

Desenvolvimento

“Ora, o Deus de paz que pelo sangue do concerto eterno...”. Passaria a ter validade o concerto feito da eternidade entre o Pai e o Filho; pois ninguém da hierarquia celestial se apresentou para resgatar o homem perdido. Coube ao Pai entregar a vida do Seu único Filho. Comprometido, Jesus foi fiel até o fim, e suportou a afronta e a vergonha da cruz. Nós fomos justificados, inocentados, purificados e libertos.

“... tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo...”. Ao terceiro dia, Ele morreu na cruz, fazendo-se maldito por nossa causa, e foi sepultado. Mas o túmulo não poderia contê-Lo. A morte foi tragada na grande vitória. “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” (I Co. 15:55). Assim, a igreja primitiva teria que levar a mais relevante das mensagens: “Ele vive. Ele ressuscitou”.

“... grande pastor das ovelhas”. Jesus tornou-se a oferta perfeita e nos trouxe uma grande salvação, resultado do Seu grande amor. O grande pastor deu Sua vida pelas Suas ovelhas. No tabernáculo, as ovelhas entravam e não voltavam (culto levítico). Ao morrer na cruz, por causa do seu sacrifício pleno, podemos entrar e sair, pois nos tornamos alvos da Sua maravilhosa graça, Seu grande auxílio. O culto é para a vida.

Conclusão    

Ao bradar no gólgota “está consumado”, Jesus entregou ao Pai Seu espírito e morreu na cruz. Parecia que o inferno triunfava. A sepultura não podia contê-Lo. Ao terceiro dia, ressuscitou e apareceu à Maria Madalena no sepulcro, onde fora buscar o corpo morto. Ela levou a notícia mais importante do Novo Testamento: “Ele vive”!
I    
O grande pastor das ovelhas nos deixou um grande legado, nos comissionando a evangelizar em todo o tempo: “... Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc. 16:15). Ele nos escolheu para esta importante missão. Não podemos falhar. Precisamos nos apressar. Os dias se abreviam. O grande Rei não tarda em vir.
.
“... dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas” (Hb. 13:20b).