HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
267 – Vista Geral do Tabernáculo (Ex. 40)
 

   

“Então a nuvem cobriu a tenda da congregação...” (v.34a).

Introdução

O projeto do tabernáculo teve origem na eternidade, cujo modelo foi revelado a Moisés, quando, atendendo a uma orientação do Senhor, esteve no monte por quarenta dias. Ele recebeu os detalhes do projeto para a sua construção, e também a lista de material a ser utilizado no aprovisionamento e para a execução da obra.

Em volta do tabernáculo ficariam as doze tribos estrategicamente distribuídas, a saber: Ao leste as tribos de Zebulom, Issacar, Judá (maior tribo, 74.000 homens acima de 20 anos). Ficavam junto à porta (uma referência profética a Jesus). A oeste Benjamin, Manassés, Efraim. Ao norte Dã, Aser, Naftali. Ao sul Gade, Simeão, Ruben.  

Desenvolvimento

“Então a nuvem cobriu a tenda da congregação...”. O átrio do tabernáculo era cercado de cortinas de linho, que estabelecia limites (ênfase à reverência). A tribo de Judá estava posicionada à única entrada, uma referência profética à Pessoa do Senhor Jesus, a porta das ovelhas (Jo. 10:9). Os descendentes de Levi acampavam mais próximos, junto ao tabernáculo, com o número de 22 mil homens (Nm. 3:39).

“... e a glória do Senhor...”. O cortinado em volta do tabernáculo era de linho fino, sustentado por 60 colunas de madeira de acácia ou cetim, revestidas de bronze. Os pregos que sustentavam as colunas eram feitos de bronze. As quatro cores da cortina de entrada: púrpura (tipo da realeza do Senhor), carmesim (tipo do sangue do cordeiro), linho fino branco (santidade do Senhor) e azul (tipo do amor de Deus).

“... encheu o tabernáculo”. De frente para a porta de entrada, de madeira revestida em bronze, estava o altar onde queimavam as ofertas pelo pecado. Sacrifícios eram oferecidos ali diariamente. E a bacia de bronze foi feita com os espelhos ofertados pelas mulheres hebreias. Não tinham dimensões específicas. Ela era de forma arredondada, uso exclusivo de “Arão e os filhos”, os sacerdotes e o sumo sacerdote.

Conclusão    

O lugar santo era onde somente os sacerdotes e sumos sacerdotes podiam entrar e ministrar. Os demais levitas, auxiliares, só podiam trabalhar no pátio externo. Ali ficavam três utensílios revestidos de ouro: (1) candelabro, para manter o ambiente iluminado, (2) mesa dos pães da proposição, (3) e o altar do incenso, junto ao véu.
I    
O lugar santíssimo guardava a “arca da aliança”. Em seu interior estavam as tábuas dos mandamentos, a vara de Arão e um pouco do maná do deserto. O propiciatório estava na tampa, com imagens de dois querubins. Somente o sumo sacerdote, apenas uma vez ao ano, no dia da expiação, oferecia oferta a Deus por todo o povo.
.
“... e a glória do Senhor encheu o tabernáculo” (Ex.40:34b).