HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
265 - O Bom Pastor, Jo. 10
 

265 – O Bom Pastor (Jo. 10)
    
“Eu sou o bom pastor...” (v.11a).

Introdução

Uma declaração notável do bom pastor, que ama incondicionalmente Suas ovelhas, que deu Sua vida para resgatá-las. Aliás, Ele mesmo disse que não seriam mais servos ou ovelhas, mas, amigos. Dar a vida pelos Seus amigos. Quanto amor, quanta bondade, quanta estima! E quem poderia explicar? Só sabe que o sente no coração.

Quando alguém lhe chamou de Mestre, Ele disse que Mestre é o Pai. A doutrina, o ensino revelado, vem do Pai, sob a orquestração do Espírito Santo. Vem de cima, da eternidade. O Pai é superior a todos. Queria ser visto como pastor. Cheio de amor, bondade, misericórdia. Que se compadece; que estende Sua boa mão para socorrer.

Desenvolvimento

“Eu sou o bom pastor...”. Jesus é o bom pastor. Que tem grande amor por Suas ovelhas. Quando Moisés perguntou ao Senhor sobre como falaria aos filhos de Israel a respeito de quem o enviou. Que nome diria? O Senhor disse-lhe: “... Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Ex. 3:14). Moisés tipifica o bom pastor. O libertador. Que incondicionalmente e carinhosamente cuida das ovelhas.

“... o bom pastor dá a sua vida...”. Dar a vida significa morrer. Entregar-se. E quem poderia fazê-lo por alguém senão o bom pastor? Que não mede esforços para promover bem estar e felicidade às Suas ovelhas, as quais dependem unicamente do Seu pastoreio. Teremos, pois, sempre gratidão no coração pelo Seu sacrifício na cruz. O véu do templo rasgou de alto a baixo. Um novo e vivo caminho aberto.

“... pelas ovelhas”. Ninguém ama mais a ovelha que o bom pastor. Pois o Seu sentimento de amor sem medida extrapola a compreensão racional. O bom pastor não permite que falte nada às Suas ovelhas. Descanso e boa pastagem. Segurança e paz de espírito. Até mesmo nos momentos das grandes tempestades e tormentas furiosas, Ele sempre estará presente, pronto para socorrer. Jesus nunca falha!

Conclusão    

O calvário representa a maior expressão de amor do bom pastor por Suas ovelhas. Ele deu Sua vida para resgatar o homem perdido. Ao morrer na cruz e cumprir o trato feito com o Pai na eternidade, Jesus instituiu uma nova aliança, um novo pacto, um novo testamento; não do sangue de bodes, mas do Seu Sangue precioso.
I    
Jesus trouxe uma grande salvação para as ovelhas, para Seus servos, para os Seus amigos, escrevendo nosso nome no livro eternal da vida. Nosso sentimento será de eterna gratidão; de reconhecimento pelo novo e vivo caminho aberto no monte do gólgota. Por Seu sacrifício perfeito na cruz, somos verdadeiramente livres.
.
“... o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo. 10:11b).