HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
259 - Os Ossos de José, Gn. 50
 

“... Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui” (v. 25)


Introdução

José foi enviado ao Egito para salvação do mundo daqueles dias. Tudo que ia passar, teria um teor profético. Jesus, o Filho de Deus, desceu da Sua glória para vir ao mundo para salvação de todos os homens. Balcão da eternidade. O Pai e os anjos vendo o sacrifício de Jesus. ”E Moisés levou consigo os ossos de José...” (Ex. 13:19a).

A família de José veio ao Egito. O projeto pronto. José morre. As manifestações proféticas relacionadas à igreja. Consciente de que morreria, ele não queria que seus ossos ficassem ali. Seus restos mortais deveriam ir com o seu povo. “... porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel...” (Ex. 13:19b).

Desenvolvimento

“E José fez jurar os filhos de Israel...”. Certamente, José tinha consciência de que morreria no Egito. Mas sua terra não era ali. Ele sabia que o Senhor visitaria seu povo, e não queria que seus ossos ficassem naquela terra. Tipologia do que a igreja do breve passará. Seremos levados deste mundo. “... dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco” (Ex. 13:19c).

“... dizendo: Certamente vos visitará Deus”. José tinha conhecimento profético. Sabia o que ia acontecer em tempos distantes. Vivemos os dias que antecedem nossa partida deste mundo. Jesus breve virá nas nuvens buscar Sua igreja remida no precioso Sangue. Nós vivemos esta expectativa, todas coisas se cumpriram. “Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto” (Ex. 13:20a).

“... e fareis transportar os meus ossos daqui”. José não desejava que seus ossos ficassem no Egito, mas que fossem transportados para a terra que o Senhor daria aos filhos de Israel. Referência ao arrebatamento da igreja. E, em breve, partiremos daqui. Encontraremos nas nuvens o Salvador. Moraremos na eternidade com o Senhor. “E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem...” (Ex. 13:21a).

Conclusão

Siquém. Local onde os ossos de José foram enterrados  (Js. 24:32). Campo comprado por Jacó dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, onde levantou um altar para adoração ao Senhor (Gn. 33:19). Os ossos são a estrutura da igreja que seria criada. A estrutura no VT. “... para os guiar pelo caminho...” (Ex. 13:21b).

Região de Samaria, também conhecida por Galiléia dos gentios. Local do encontro de Jesus com a mulher samaritana. O conflito sobre a verdadeira adoração. O culto. A igreja gentílica. Reconhecimento. Glorificação e dedicação. Gratidão pela grande e viva salvação. “... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...” (Ex. 13:21c).

“... para que caminhassem de dia e de noite” (Ex. 13:21d).