HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
258 - Labão Engana a Jacó, Gn. 29
 

258 – Labão engana a Jacó, Gn. 29

“E aconteceu que, pela manhã, ao ver que era Léia; pelo que disse a Labão...” (v. 25).

Introdução

Jacó conheceu Labão, seu tio. Ficou um mês em sua casa. Jacó amava Raquel, sua filha mais nova. Sua afeição por ela era grande. Ele a amou desde o primeiro momento. Sem dinheiro para pagar o dote, propôs trabalhar sete anos para Labão, com a finalidade de casar-se com Raquel. Passaram-se, pois, os sete anos. Jacó disse a Labão que o tempo havia se cumprido. Queria, pois tomar Raquel por sua mulher.
Desenvolvimento

“E aconteceu que, pela manhã, ao ver que era Léia...”. Labão deu uma festa de casamento e vieram os convidados. Na noite de núpcias, Jacó foi ludibriado. Labão substituiu Raquel por Léia, a irmã mais velha. Na manhã seguinte, Jacó viu que fora enganado. “... E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar...” (Gn. 29:26a).

“... pelo que disse a Labão...”. Muito insatisfeito, Jacó questionou o ocorrido ao seu tio. Jacó e Labão eram semelhantes. Os dois gostavam de barganhas, enganos e mentiras. Em lugar de se mostrarem íntegros e honestos, pareciam estar definidos a ver quem era mais sagaz. “... que a menor se dê antes da primogênita” (Gn. 29:26b).

“... Por que me fizeste isso?...”. A expressão de pesar de Jacó foi a mesma que o Senhor teve com Eva, “... Por que fizestes isto?...” (Gn.3:13), quando havia praticado o pecado da desobediência. A maldade teima em persistir. Mas há sempre o escape! “... Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra...” (Gn. 29:27a).

“... Não te tenho servido por Raquel?...”. O trato de prestar serviços por sete anos era o dote por Raquel. E consta que, para Jacó, foram, aos seus olhos, como poucos dias, pelo muito que a amava. Assim, lamentavelmente, Jacó teria um custo maior a ser pago. “... pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires” (Gn. 29:27b).

“... Por que pois me enganaste?”. Labão explicou a Jacó que o costume de seu povo era casar primeiro a filha mais velha, e que lhe daria a mais nova, Raquel, por mais sete anos de trabalho prestados. Outro custo ele teria. E por muito amar a Raquel, o que Jacó não faria?“... E Jacó fez assim, e cumpriu a semana desta...” (Gn. 29:28a).

Conclusão

Com a esperteza e a sagacidade de Labão, Jacó compreendeu o que significava ser passado para trás. O que estava oculto na maldade de Labão era a sua cobiça e a sua desonestidade. O enganador foi enganado; Jacó foi ludibriado. E ainda que não seja imediato,o pecado sempre traz desagradáveis consequências. Custa caro aprender com nossas próprias falhas. Jacó estava sendo preparado para uma  transformação.

“... então lhe deu por mulher Raquel sua filha” (Gn. 29:28b).