HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
257 - Os Três Encontros, Gn. 24
 

257- Os Três Encontros (Gn. 24)

Introdução

O pacto de Abraão e Eliezer. Um juramento. Buscar uma noiva para seu filho. E não poderia ser qualquer moça. Uma jovem especial. Tinha que ser da parentela, da mesma linhagem. Que conhecesse, amasse e servisse ao Senhor. Alguém que viesse completar e trazer alegria para seu filho. E que o amasse pelos dias que vida tivesse.

O encontro de Eliezer e Rebeca. O bom encontro. Direção, intervenção e propósitos do Deus de Abraão. Plano perfeito. Profético. Não evidenciou dúvida alguma. Beleza e preciosidade daquilo que Deus faz. Momento decisivo. “Irás tu com este varão?”. Ela prontamente respondeu: “Irei”. Decisão. Ela partiria para encontrar o noivo.

Desenvolvimento

Primeiro encontro: Abraão e Eliezer. Pacto entre eles. Abraão fez Eliezer fazer um juramento. Ele ia buscar uma noiva para Isaque da mesma parentela. Se a mulher não quisesse vir, Eliezer estaria livre do seu juramento. Ela teria que ser da mesma linhagem, mesma genética, mesmo DNA, mesmas características espirituais.Teria que ter a mesma identidade genética, mesmo sangue. Genética da eternidade.

Segundo encontro: Eliezer e Rebeca. Dez camelos. Fora da cidade. Junto ao poço. Tarde. Bom encontro. Rebeca. Cântaro sobre o ombro. Peso. Beber da água. Levar a água. Nossa cruz. Eliezer bebeu do cântaro. Ela deu de beber aos camelos. Admiração. Movimentação e desenvoltura de Rebeca. Serviço. Ganhou presentes. Um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras. Beneficência. Bênção.

Terceiro encontro: Rebeca e Isaque. O Senhor estava naquele importante negócio. Mais presentes para Rebeca. Vasos de prata e ouro. Vestes. Também deu coisas preciosas ao irmão e à mãe. Família. Fica pelo menos dez dias. Eliezer tinha pressa para retornar. Eliezer e Rebeca partiram. Isaque saiu ao campo para orar à tarde. E levantou os olhos e viu os camelos que vinham. Rebeca também levantou os olhos.

Conclusão

Rebeca viu a Isaque. Lançou-se dos camelos. Uma atitude de humildade. E ela perguntou: Quem é aquele varão que vem ao nosso encontro? Eliezer disse: É o meu senhor. Ela tomou o véu se cobriu. Comportamento de reverência. Eliezer contou a Isaque todas as providências tomadas. Detalhes. O diálogo do Espírito Santo e Jesus.

Isaque tomou a Rebeca e a levou para a tenda de sua mãe. Intimidade de Jesus e Sua igreja. Em perfeita comunhão. O casamento consumado. O esposo e a esposa. Ocorreu o arrebatamento. Os infiéis e o mundo, surpreendentemente, ficaram para trás. A igreja fiel, ataviada, foi levada à eternidade para tabernacular com Deus.

“Tu és toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha” (Ct. 4:7).