HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
254 - Jacó chega ao Poço de Harã, Gn. 29
 

254 – Jacó chega ao Poço de Harã, Gn. 29

“E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas...” (v. 2)

Introdução

Depois de passar a noite em Betel, casa de Deus, Jacó segue sua viagem para Harã. Em sua chegada, a primeira coisa que contemplou foi um poço no campo e três rebanhos de ovelhas deitadas, que bebiam da água daquele poço. Havia uma grande pedra sobre a boca do poço. Os rebanhos se ajuntavam ali. Removiam a pedra, davam de beber as ovelhas e tornavam com a pedra sobre a boca do poço.

Desenvolvimento

“E olhou, e eis um poço no campo...”. Jacó olhou e viu um poço num campo. O poço fala da pessoa do Senhor Jesus. A mulher lhe perguntou: “És tu maior do que o nosso pai Jacó...?” (Jo. 4.12). Campo fala do mundo e seus interesses. “E ajuntavam ali todos os rebanhos, e removiam a pedra de sobre a boca do poço...” (Gn. 29:3a).

“... e eis três rebanhos de ovelhas...”. Eram três rebanhos de ovelhas. Que falam de Israel (o povo da promessa), da igreja (a noiva amada do Cordeiro), e das ovelhas que ainda estão fora do aprisco (tantos quantos se converterão, para completar o número dos salvos, e Jesus voltar).“... e davam de beber às ovelhas...” (Gn. 29:3b).

“... que estavam deitados junto a ele...”. Jacó viu os três rebanhos de ovelhas deitadas junto ao poço. As ovelhas se aquietavam, por estarem junto ao bom pastor, que prazerosamente as levavam a águas tranquilas, a águas de descanso. “... e tornavam a pôr a pedra sobre a boca do poço, no seu lugar” (Gn. 29:3c).

“... porque daquele poço davam de beber aos rebanhos...”. O encontro de Jesus e a mulher samaritana, junto ao poço de Jacó. Ela disse que o poço era fundo. “... onde pois tens a água viva?” (Jo 4:11). A mulher estava junto ao poço e podia beber dele.      “E disse-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? E disseram: Somos de Harã” (Gn. 29:4).

“... e havia uma grande pedra sobre a boca do poço”. Entre a mulher e Jesus, um conflito. Adoração (servir no hebraico). Como impedir a verdadeira adoração? O Pai procura a tais, que adorem ao Senhor em Espírito (em comunhão íntima) e verdade (vida em Jesus). “E ele lhes disse: Conheceis a Labão, filho de Naor?...” (Gn. 29:5a).

Conclusão

O poço fala da pessoa bendita do Senhor Jesus, a fonte das águas vivas, que sacia a sede das Suas ovelhas. O campo é tipo do mundo, com os seus interesses. O rebanho deitado representa as pessoas acomodadas. A pedra na boca do poço fala dos obstáculos; os impedimentos que dificultam as ovelhas de terem acesso à bênção do Senhor; irem ao poço das águas profundas. A pedra precisa ser removida!

“... E disseram: Conhecemos” (Gn. 29:5b).