HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
251 - A Fé no Tempo do Breve, Lc. 18
 

“... Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (v. 8).

Introdução

Estamos vivemos os últimos dias; o tempo chamado de breve. A fé é uma operação do Espírito Santo. Ele é o único agente. A fé é o caminho da espera; nela confirmam todas as promessas de Deus. Razão não pode promover a fé. Fé e obediência andam juntas. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam...” (Hb. 11:1a).

A fé debilita a razão humana. O tempo limita o homem. A fé é geradora, e sua origem é na eternidade. Ela não se manifesta por atos exteriores. No Pentecostes, o Espírito Santo (fé) foi derramado. O quanto temos de fé, temos da presença do Espírito Santo em nossa vida. “... a prova das coisas que se não veem” (Hb. 11:1b).

Desenvolvimento

“Pessoas que perderam a fé”. Se é que verdadeiramente a tiveram. Frieza falta de compromisso e insensibilidade aniquila a fé verdadeira. A grande questão é: onde buscar? Onde e como a encontrar? Na obra criadora? Na razão humana? Na filosofia? Na teologia? Na cultura humana? Tradição religiosa? É certo que a fé não pode ser fabricada. “Porque por ela, os antigos alcançaram testemunho” (Hb. 11:2).

“Pessoas que estão buscando a fé”. Uma enorme necessidade para uma incessante busca. Mas a fé não é de todos. A incredulidade, a desobediência, a dureza de coração, a não compreensão e o desconhecimento dos propósitos celestiais, sem dúvida, impossibilitam alcançar a fé genuína que veio da eternidade. “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados...” (Hb. 11:3a).

“Pessoas que encontraram o caminho da fé”. Uma experiência de vida. Uma forma de vida. A operação do Espírito Santo. O mistério desvendado. Entendimento, convencimento, prontidão e obediência. Eleição. Chamado. Em santificação. Uma caminhada de fé. O exercício diário de uma tão grande salvação. Caminho revelado. “... de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hb. 11:3b).

Conclusão    

Abraão e a velha aliança. O pai da fé. Não andou por vista. Obediente, atendeu ao Senhor em todas as coisas. Nele, o Senhor abençoaria todas as famílias da terra. Isaque, Jacó e José. Seus ossos seriam transportados do Egito. A estrutura da igreja. O sacrifício de Jesus. “Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu...” (Hb. 11:8a).
I    
Em Jesus estabeleceu-se como novo pacto, uma nova aliança. O novo testamento. Corpo e Sangue. Pão e vinho. A igreja estabelecida. Grandes oposições, grandes combates. Carreira de vitórias. Salomão. Puxar a mula. Viva o Rei. O grande dia. A fé preservada. “... indo para um lugar que havia de receber por herança...” (Hb. 11:8b).
.
“... e saiu, sem saber para onde ia” (Hb. 11:8c).