HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
250 - A Visão da Escada, Parte 2, Gn. 28
 

“E sonhou: e eis uma escada era posta na terra, cujo topo tocava nos céus...” (v. 12).

Introdução

Jacó fugia da ira de seu irmão Esaú. Atendendo seus pais, foi para Padã Arã, casa de Labão, seu tio. Chegando a Harã, o sol era posto. Passou ali a noite e teve um sonho. Uma escada que tocava os céus. Viu anjos do Senhor que subiam e desciam por ela. O Senhor lhe afirma que estaria com ele e O protegeria por onde quer que andasse. Ao acordar, caiu temor em seu coração de Jacó. O Senhor estava ali e ele não sabia.

Desenvolvimento

“E sonhou...”. Jacó adormeceu e teve um sonho profético. Contemplou algo notável naquele lugar. Uma preciosa revelação vinda da parte de Deus. O Senhor desejava falar ao profundo do seu coração naquela noite, e se manifesta, de modo decisivo. “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores...” (Gn. 28:15a).

“... e eis uma escada era posta na terra...”.  Uma escada posta na terra. O último patamar, o mais alto tocava nos céus. Teria que subir. Escalar. Degrau por degrau. Uma vida de comunhão. Intimidade com Deus. Proteção. Segurança. Cuidado. Favor do Senhor. “... e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei...” (Gn. 28:15b).

“... cujo topo tocava nos céus...”. O topo da escada tocava nos céus. O último degrau o levava para mais perto do Senhor, a morada do Todo-poderoso. O Senhor estava preparando o coração de Jacó para mudança; ele não seria mais o mesmo. O trabalho demandaria tempo. “... até que haja feito o que te tenho dito” (Gn. 28:15c).

“... e eis que os anjos de Deus...”. Jacó viu uma manifestação de anjos, da parte do Senhor, confirmando a presença de Deus para com ele. O Senhor desejava se revelar a Jacó de um modo mais profundo. O Espírito Santo trabalha pacientemente todo tempo, aperfeiçoando nossa vida. “Acordando pois Jacó do seu sono...” (Gn. 28:16a).

“...subiam e desciam por ela”. Toda a hierarquia celestial em obediência atende às ordens do Senhor. “... espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hb. 1:14). Jacó ia ser alvo desta ajuda. Provas estavam por vir. “... disse: Na verdade o Senhor está neste lugar...” (Gn. 28:16b).

Conclusão

O Senhor se manifestaria a Jacó maravilhosamente. Ele tomaria conhecimento dos propósitos de Deus em seu favor. As grandes promessas feitas a Abraão e Isaque também alcançariam à sua vida. O Senhor é um Deus fiel. No Seu tempo, a Sua multiforme graça se cumpre na vida dos Seus servos. Ordens são dadas a nosso respeito. E assim, as respostas das nossas orações são enviadas à igreja diariamente.

“... e eu não o sabia” (Gn. 28:16c).