HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
248 - A Visão da Escada, Parte 1, Gn. 28
 

“E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto...” (v. 11).

Introdução

Visando fugir do furor de seu irmão, Jacó, obedecendo a seus pais, parte para Padã Arã, para casa de Labão, irmão de Rebeca. Chegando a Harã, o sol era posto. Passou ali a noite. Teve uma experiência notável; um sonho de uma escada, cujo topo tocava os céus. Profundamente, o Senhor se revela; confirma-lhe promessas feitas a Abraão e Isaque, e que em sua semente seriam benditas todas as famílias da terra.

Desenvolvimento

“E chegou a um lugar onde passou a noite...”. Jacó estava se dirigindo para Padã Arã, para casa de Labão, seu tio. No caminho, ao chegar a Harã, escureceu e o sol se pôs. Ele teria que passar a noite naquele lugar. E teve uma experiência memorável, que marcaria sua vida. “E eis que o Senhor estava em cima dela...” (Gn. 28:13a).

“...porque já o sol era posto...”. Chegou a noite e veio a escuridão. O sol era posto. Não tinha como continuar sua jornada. Também vivemos numa noite escura. Há uma nuvem negra sobre o mundo. Escuridão. Tempo de nos voltar para Deus. “...e disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque...” (Gn. 28:13b).

“... e tomou uma das pedras daquele lugar...”.Jacó tomou de uma pedra daquele lugar. A pedra fala de dureza. Vida difícil. Jesus, quando chegou em Betânia, aldeia de Marta e Maria; foi para o tumulo de Lázaro. Ele deu uma ordem: “Tirai a pedra”. “... esta terra, em que estás deitado, ta darei a ti e à tua semente” (Gn. 285:13c).

“...e a pôs por sua cabeceira...”. Jacó fez de uma pedra o seu travesseiro e a colocou por sua cabeceira. A sua cabeça se moldou à dureza daquela pedra (tipo de Jesus). A mente e os pensamentos voltados para o Senhor, prontos para saber o Seu projeto e Seus propósitos. “E a tua semente será como o pó da terra...” (Gn. 28:14a).

“... e deitou-se naquele lugar”. Jacó se deitou. Precisava refazer suas energias para o outro dia. O deitar fala de comodismo. Na realidade, Jacó ainda não tivera uma experiência de transformação plena. Passaria por situações que mudariam sua vida. “... e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul...” (Gn. 285:14b).

Conclusão

O Senhor revelaria a Jacó sobre os dias que ainda viriam, referentes às promessas feitas a Abraão e a Isaque. Jacó se dirigia a Padã Ará e constituiria ali uma família, e geraria filhos. Os planos de Deus para a sua vida se desenvolviam de modo admirável. Tudo concorria para o seu bem. Gozaria dos cuidados do Senhor e em tudo seria preservado. Deus fiel. Suas promessas se cumprem na vida do Seu povo.  

“... e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra” (Gn. 28:14c).