HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
241 - As Oposições ao Governo de Davi, 1 Re. 2
 

“Então Adonias, filho de Hagite, se levantou, dizendo: Eu reinarei...” (v. 5).

Introdução

Davi sempre enfrentou oposições e insatisfações. Enfrentou batalhas internas e externas. O Senhor lhe deu vitória em todas as guerras. Seu coração era segundo o coração de Deus. Era fiel e obediente. Amava atender as orientações do Senhor. “E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim?...” (1 Re. 1:6a).

Davi consultava ao Senhor em todos os assuntos do reino. Não era autossuficiente. Tinha prazer em ouvir a voz do Senhor e louvar Seu Nome. Ele compreendia a importância de estreitar sua relação com Deus. Tinha intimidade com Deus. Parava sua agenda para orar. “... E era ele também mui formoso de parecer...” (1 Re. 1:6b).

Desenvolvimento

Oposição de Saul. Queria o reino. Vaidoso, perdeu o seu reino por desobediência e por não atender determinações do Senhor. De todo modo, queria impedir Davi de ser rei. Impôs a tradição religiosa em Israel. Uma longa guerra foi estabelecida. A casa de Saul e a casa de Davi. Assim, a casa de Saul ia se enfraquecendo, e a casa de Davi ia se fortalecendo. “... e Hagite o tivera depois de Absalão” (1 Re.1:6c).

Oposição de Absalão. Queria o governo (o lugar do rei). Arquitetou uma trama estabelecida dentro da casa de seu pai (interna). Seus cabelos eram compridos (mente). Tradição religiosa. Ele deixou a bênção, subiu num animal (mulo) e os seus cabelos ficaram agarrados numa árvore, suspensos entre a terra e o céu. “E tinha inteligência com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar, o sacerdote...” (1 Re. 1:7a).

Oposição de Adonias. Queria a herança (direito de ser rei no lugar de Salomão). Queria se apossar da obra organizada; roubar a grande herança da igreja: a doutrina. Adonias matou ovelhas e vacas junto à pedra de Zoelete (escorregadia). Ele queria opor-se ao profético (desejava a profecia a serviço dele); queria o lugar do Espírito Santo. “... os quais o ajudavam, seguindo a Adonias” (1 Re. 1:7b).

Conclusão    

A obra dos nossos dias também, ao longo dos anos, enfrentou tremendas oposições. Uma longa guerra tem sido travada contra os inimigos da obra. Violência, ataques e perseguições. Peleja da casa de Saul (a obra velha) contra a casa de Davi (a obra revelada). “Porém, Zadoque, o sacerdote, e Benaia, filho de Jeoiada...” (1 Re. 1:8a).
I    
Insatisfações e desconfortos sempre ocorreram. Saul. Absalão. Adonias. Da parte do Senhor sempre houve escapes. O Senhor jamais nos desamparou. Em todas as coisas fomos prósperos. O reino (obra) não é de todos. O Espírito Santo nos dirige. “... e Natã, o profeta, e Simei, e Rei, e os valentes que Davi tinha...” (1 Re. 1:8b).
.
“... não estavam com Adonias” (1 Re. 1:8c).