HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
235 - A Escolha Criteriosa (1 Sm. 16)
 

“... Acabaram-se os mancebos? E disse: Ainda falta o menor...” (v.11).

Introdução

Por causa da desobediência, o Senhor rejeitou a Saul. Seu reino ia passar. Deus não tem prazer nos que desobedecem. Um mancebo da família de Jessé seria chamado. O Senhor envia Samuel a Belém, com um vaso cheio de azeite. O Senhor levantaria um novo rei para Israel. “Então mandou em busca dele e o trouxe...” (1 Sm. 16:12a).

Na casa de Jessé, os mancebos são passados diante do Senhor. Ao ver Eliabe, disse: Certamente está perante o Senhor o Seu ungido. O Senhor disse que o havia rejeitado. Deu não olha estatura, nem aparência; Deus olha o coração do homem. “... (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença)...” (1 Sm. 16:12b).

Desenvolvimento

“Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os mancebos?...”. O profeta Samuel ficou perplexo. Teria cometido alguma falha em discernir! Podia acontecer. Os mancebos havia acabados. Sete moços haviam sido rejeitados pelo Senhor. Teria mais alguém? “... e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo” (1 Sm. 16:12c).

“... E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas...”. E Jessé disse que faltava o menor, o oitavo. Ele estava no campo cuidando das ovelhas. Entendia que aquela reunião não era para ele; era para os mais importantes. “Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos...” (1 Sm. 16:13a).

“... Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia, e manda-o chamar...”. O profeta Samuel mandou chamar Davi, o pastor de ovelhas. Era o menor. Mas o Senhor o escolheu. Ele não olha aparência, nem estatura; Deus olha o profundo do coração. “... e desde aquele dia em diante o espírito do Senhor se apoderou de Davi...” (1 Sm. 16:13b).

“... porquanto não nos assentaremos em roda da mesa...”. Somente assentariam à mesa com Davi presente. Nada é mais precioso que a comunhão com Deus. Daquele dia em diante Davi ia experimentar estas coisas. O Senhor ia conduzi-lo por onde ele andasse. “... então Samuel se levantou, e se tornou a Ramá” (1 Sm. 16:13c).

Conclusão    

Davi era o menor da casa de seu pai. Deus o escolheu, pois seu coração era-lhe agradável. Gideão era o mais pobre em Manassés, e o menor da casa de seu pai. Deus age assim. Ele escolhe os menores e mais necessitados. “Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo” (1 Sm. 16:17).
I    
Paulo se considerava o menor dos apóstolos. Aliás, ele nem se considerava apóstolo. Na sua ignorância, havia perseguido a igreja. Ao ter um encontro com Jesus, no caminho de Damasco, a sua vida foi transformada. “E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas” (1 Sm. 16:19).
.
“...até que ele venha aqui” (1 Sm. 16:11e).