HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
233 – O Enigma de Sansão (Jz. 14)
 

233 – O Enigma de Sansão (Jz. 14)
    
“Então, lhes disse: Do comedor saiu comida, e doçura saiu do forte...” (v.14).

Introdução

Uma mensagem à obra do Espírito. Festa de casamento. Sansão e a filisteia. Gentia. Sansão propõe um enigma para que seja adivinhado. E teriam sete dias das bodas para decifrá-lo. Como prêmio, Sansão daria trinta lençóis e trinta mudas de vestidos. “E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão...” (Jz. 14:15a).

“Do comedor saiu comida, e doçura saiu do forte”. Era o enigma. E eles persuadiram a mulher de Sansão para falar o enigma; com ameaças de violência. E a mulher chorava diante de Sansão. Por sua insistência, lhe falou. Ela disse o enigma aos filhos do seu povo. “... Persuade a teu marido que nos declare o enigma...” (Jz. 14:15b).

Desenvolvimento

“Então, lhes disse: Do comedor saiu comida...”. O enigma proposto. O leão fendido passou a ser comida. A palavra revelada. Maná. O nosso alimento para todos os dias. Os segredos que o Espírito Santo revela para a igreja. Ciência do mistério. “... para que, porventura, não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai...” (Jz. 14:15c).

“... e doçura saiu do forte...”. Segunda parte do enigma. A doçura do mel. O favo. A extensão da revelação. Segredos desvendados. Para os servos fiéis. O mundo não tem conhecimento. O mundo não sabe. Razão humana, violência não pode alcançar. “... chamastes-nos vós aqui para possuir o que é nosso, não é assim?” (Jz. 14:15d).

“... E em três dias...”. Tempo profético. Revelação de Jesus no Velho Testamento. Primeiro e segundo dias falam da morte. O terceiro dia, da ressurreição. O caminho de três dias. Faraó não alcança. O mundo, perdido, não sabe. A tradição religiosa desconhece. “E a mulher de Sansão chorou diante dele...” (Jz. 14:16a).

“... não puderam declarar o enigma”. O que humanamente era impossível. O conhecimento de Jesus Glorificado só se alcança pela revelação do Espírito Santo. O que não pode ser feito nem por força, nem por violência. Somente o Espírito Santo pode declarar.“... e disse: Tão somente me aborreces e não me amas...” (Jz. 14:16b).

Conclusão    

Jesus é o enigma. O que é mais doce que o mel? A morte de Jesus! Calvário. O Seu sacrifício perfeito. Sangue derramado. Novo e vivo caminho. Mais forte que o leão. A sua ressurreição. Terceiro dia. Morte e ressurreição. “... pois deste aos filhos do meu povo um enigma a adivinhar, e ainda mo não declaraste a mim...” (Jz. 14:16c).
I    
Sétimo dia. Tempo da igreja. Tempo da revelação. A mulher de Sansão chorou sete dias. O trabalho da igreja. Chorar aos pés do Senhor. Nossa mordomia. Daremos conta dela. Ela falou o enigma. A igreja sabe o mistério. Tem ciência do segredo. “... E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem à minha mãe o declarei...” (Jz. 14:16d).
.
“... e to declararia a ti?” (Jz. 14:16e).