HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
228 - Rebeca Consulta ao Senhor, Gn. 25
 

228 – Rebeca Consulta ao Senhor, Gn. 25

“E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre...” (v. 23).

Introdução

Como Sara, Rebeca também era estéril. O não gerar filhos trazia-lhe uma grande tristeza. Mas, milagrosamente, ela concebeu e travou-se uma batalha no seu interior. Os filhos lutavam dentro dela. Ele fez uma consulta ao Senhor. O que estava acontecendo? Ela obteve resposta do Senhor. Ela daria a luz a dois filhos, que representariam duas nações, dois povos; um povo, pois seria mais forte que o outro.
 
Desenvolvimento

“E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é...”. Uma grande guerra travada no seu interior. As nossas lutas mais intensas são as que travamos dentro de nós; nosso coração, nossa mente; onde está a sede dos nossos grandes conflitos. Nossa vida interior firmada no Senhor. “E houve uma longa guerra...” (2 Sm. 3:1a).

“... por que sou eu assim? E foi-se aperguntar ao Senhor”. Rebeca estava perplexa com o que estava acontecendo no seu interior. Então, fez uma consulta ao Senhor. Certamente, uma das primeiras. Por que sou assim? Era sua indagação. Precisava de uma resposta. Queria ouvir a voz de Deus.  “... entre a casa de Saul...” (2 Sm. 3:1b).

“E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre...”. Sempre que levamos questões ao Senhor, Ele sempre nos responde. Com Rebeca também foi assim. Ela estava gerando duas nações. Estabelecia-se no seu ventre o começo de um conflito milenar. Uma longa guerra que seria travada! “... e a casa de Davi...” (2 Sm. 3:1c).

“... e dois povos se dividirão das tuas entranhas...”. Dois povos. Entre eles já havia uma divisão, antes de nascerem. Rebeca ficara espantada com aquela situação. O que poderia ser feito? Rebeca nada podia fazer. Ela tomava conhecimento de que algo estranho estava ocorrendo. “... porém Davi ia se fortalecendo...” (2 Sm. 3:1d).

“... e um povo será mais forte do que o outro povo...”. Rebeca tomava ciência do profético. Um povo teria supremacia sobre o outro. Dura realidade. A soberania e o querer de Deus em todas as coisas. Assim, o mais forte teria domínio e prevaleceria contra o mais fraco. “... os da casa de Saul se iam enfraquecendo...” (2 Sm. 3:1e).

Conclusão

Rebeca foi portadora de algo espantoso e extraordinário. A despeito de ter sido estéril, ela geraria gêmeos. Deus faz assim. Ele sempre dá porção dobrada ao Seu povo. O Senhor é abençoador. Acsa pediu ao pai uma bênção. Recebera terra seca. “... Então lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores” (Js. 15:19). Ela pediu uma bênção, recebeu duas. Fontes inferiores (esta vida). E superiores (vida eterna).

“... e o maior servirá ao menor” (Gn. 25:23d).