HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
226 - A Oração de Isaque, Gn. 25
 

226 – A Oração de Isaque, Gn. 25

“E Isaque orou instantemente ao Senhor por sua mulher...” (v. 21).

Introdução

Isaque foi o patriarca de vida mais longa. Não teve o seu nome mudado pelo Senhor. Ele não deixou a terra de Canaã. Comparado com Abraão, sua história relata poucos incidentes. Rebeca, sua mulher, era estéril. Ele orou por ela incessantemente e, para sua alegria, Rebeca concebeu. O Senhor esteve com Isaque e ouviu as suas orações, e o abençoou. E assim, profeticamente, a sua tipologia é da Pessoa Bendita de Jesus.

Desenvolvimento

“E Isaque orou...”. Isaque era um homem de oração e de intimidade com Deus. Ele sabia que a promessa de Deus estava sobre sua vida e de sua família. Isaque aprendeu com seu pai a ter uma relação estreita com o Senhor. Sobretudo, amava a Deus. Gozou dos Seus cuidados. “Então Elcana, seu marido, lhe disse...” (1 Sm. 1:8a).

“...instantemente ao Senhor...”. Isaque orou incessantemente ao Senhor. Aprendemos que devemos colocar diante de Deus todas as nossas necessidades. Em especial, as que fogem da nossa esfera de ação. A oração nos abre o caminho para as possibilidades. Em Deus, tudo podemos. “... Ana, por que choras?...” (1 Sm. 1:8b).

“...por sua mulher...”. Lutou com o Senhor por uma bênção para sua esposa. Clamou fervorosamente e o Senhor lhe foi favorável. Deus abençoa até os ingratos e maus, muito mais os servos que O buscam. Em nada é diferente conosco. Também somos alvos da sua bondade e fidelidade. “... e por que não comes?...”(1 Sm. 1:8c).

“... porquanto era estéril...”. Rebeca não gerava filhos. A esterilidade é algo frustrante e deprimente. Como iam transmitir a herança? Isaque tratou este assunto com Deus. Quando com fé oramos e buscamos ao Senhor, encontramos soluções para as questões mais difíceis. “... e por que está mal o teu coração?...” (1 Sm. 1:8d).

“... e o Senhor ouviu as suas orações...”. Deus ouviu o clamor de Isaque. Rebeca veio a conceber. Os ouvidos do Senhor não estão tapados para que não possa ouvir. Somos edificados quando temos os resultados favoráveis das orações respondidas. E a nossa fé é revigorada. “... não te sou eu melhor do que dez filhos?” (1 Sm. 1:8e).

Conclusão

Isaque teve uma vida de oração e de estreito relacionamento com Deus. Quando nós oramos, estamos em comunicação direta com Deus. Devemos orar sem cessar, sem nunca esmorecer. Por meio do sacrifício perfeito de Jesus, temos acesso aos céus, e podemos nos apresentar ao Pai, lançando Nele todas as nossas necessidades e demandas. O Senhor é um Deus fiel; que tem prazer em atender os que O buscam.

“... e Rebeca sua mulher concebeu” (Gn. 25:21f).