HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
220 – Isaque viu os Camelos, Gn. 24
 

“E Isaque saíra a orar no campo, sobre a tarde; e levantou os seus olhos...” (v. 63).

Introdução

Isaque havia saído, sobre a tarde, ao campo para oração. Tipologia preciosa de Jesus e de um momento profético. A oração da tarde. Tantos quantos o sacrifício perfeito de Jesus alcançaria. Isaque levantou os seus olhos e olhou. Ele viu os camelos, o animal de carga, acostumado com todas as adversidades do deserto, que é o tipo da obra, que é o veículo que conduz a igreja bem sucedida. Ela é vista assim, vitoriosa!

Desenvolvimento

“E Isaque saíra a orar...”. Nada é mais precioso ao servo que a vida de oração. Quando oramos, falamos com Deus. A oração rompe distâncias. Entramos no quarto, fechamos a porta, oramos a Deus em comunhão, Ele nos assiste nos céus. “Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua...” (Ct. 6:10a).

“... no campo...”. Isaque saíra ao campo, local de grandes batalhas. Ao estarmos expostos, a oração é a arma poderosa para a guerra. O Clamor pelo Sangue de Jesus nos garante a vitória, pois, nos esconde do olhar do adversário. “... brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras?” (Ct. 6:10b).

“... sobre a tarde...”. O tempo profético. O sacrifício perfeito. A expressão maior do grande amor de Deus. Bondade e misericórdia. O Senhor poupou a dor de Abraão, quando, no monte Moriá, requereu seu filho. Mas não poupou a Sua própria dor. “Desci ao jardim das nogueiras, para ver os novos frutos do vale...” (Ct. 6:11a).

“... e levantou os seus olhos...”. Quando elevamos os olhos, buscamos enxergar as coisas celestiais e nos afastamos das coisas terrenas. Nosso socorro vem dos céus. Misericórdias e livramentos. Bondade e fidelidade. O quem vem de cima é superior a todos. “... a ver se floresciam as vides e brotavam as romeiras” (Ct. 6:11b).

“... e olhou...”. Isaque olhou. Os camelos vinham. Aquela comitiva traria boas novas que alegraria o seu coração. Ele aguardava conferindo o tempo. O noivo que espera a noiva ataviada, com suas vestes nupciais, pronta para o casamento. “Antes de eu o sentir, me pós a minha alma nos carros do meu povo excelente” (Ct. 6:12).

Conclusão

Isaque era um homem de oração. Nada é tão importante e significativo. Orar faz bem à alma. A oração nos livra de situações desagradáveis. Quando oramos, as janelas dos céus se abrem. Ordens, da parte do Senhor, são dadas aos Seus anjos para pelejarem em nosso favor. Em comunhão, estreitamos nossa relação e estamos mais próximos do Senhor. Barreiras são destruídas. As grandes muralhas desabam.

“... e eis que os camelos vinham”. (Gn. 17:6).