HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
213 - A Resposta Imediata, Is. 38
 

“Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi...” (v.5).

Introdução

Ezequias recebeu uma sentença de morte. Teria que colocar em ordem a sua casa. Ele ia morrer. Virou o rosto para a parede. Deu as costas ao mundo. Imediatamente veio a palavra do Senhor ao profeta Isaías: Vai. E dize a Ezequias. Leva para ele a boa nova. Ele não vai morrer. “Estando eu, digo, ainda falando na oração...” (Dn. 9:21a).

Assim diz o Senhor, Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Frequentemente, Deus atende às orações regadas com lágrimas, pois, elas vêm do interior, íntimo da alma do homem. O Senhor acrescentou quinze anos em sua vida.  “... o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio...” (Dn. 9:21b).

Desenvolvimento,

“... Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor...”. Isaias foi levar a sentença que dizia “põe em ordem”; o momento era para ajuste. Quem vai partir precisa estar pronto para viajar. Mas Isaías ia retornar com uma boa notícia da parte do Senhor.     “... veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde” (Dn. 9:21c).

“... o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração...”. Isaías se referia à fidelidade de Deus desde os tempos passados. Quanto a Davi, fazia menção ao salvador, nosso advogado, que intercede por nós junto ao Pai. Deus ouviu a oração de Ezequias. Os ouvidos do Senhor sempre estão prontos para ouvir. “Ele me instruiu...” (Dn. 9:22a).

“... e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei...”. Oração regada de lágrimas movem o coração de Deus. Ana orou assim quando pediu um filho. Também Davi orou. “... molho o meu leito com minhas lágrimas” (Sl. 6:6). E Neemias orou e jejuou pela cidade arrasada. “... e falou comigo, e disse: Daniel, agora saí...” (Dn. 9:22b).

“... aos teus dias quinze anos”. Sentença de juízo revogada e os dias prolongados. Sua enfermidade seria curada. Ezequias viveria quinze anos a mais. Operou-se um grande milagre em seu favor. Graça que não merecia. Ele alcançou misericórdia e beneficência da parte do Senhor. “... para fazer-te entender o sentido” (Dn. 9:22c).

Conclusão    

Ezequias teve uma grande experiência com o Senhor em oração. Temos aprendido, na pratica, a eficácia deste recurso da graça. O povo que ora é vitorioso. Na oração, grilhões são despedaçados, as portas se abrem, socorro e grandes livramentos vêm da parte do Senhor. “No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem...” (Dn. 9:23a).
I
Oração é transferência de vida. Ela rompe fronteiras e vai onde não podemos ir. Quando um justo ora, movem-se os céus. Sua oração pode muito em seus efeitos. E deste modo, ordens da parte do Senhor são dadas. O pronto-socorro vem para o povo de Deus.“... e eu vim, para to declarar, porque és mui amado...” (Dn. 9:23b).
.
“... toma, pois, bem sentido na palavra, e entende a visão” (Dn. 9:23c).