HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
212 - Abraão e Eliezer, Gn. 24
 

212 – Abraão e Eliezer, Gn. 24

“E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o Senhor havia abençoado...” (v. 1).

Introdução

Abraão era adiantado de idade. O Senhor o havia abençoado em tudo. Ele não queria que Isaque se casasse com uma Cananéia. Então, chama seu servo Eliezer, de maior confiança, o mais velho da casa, fazendo-o jurar que traria uma esposa da sua terra de origem, da sua parentela na Mesopotâmia para casar-se com Isaque. Se ela não quisesse vir, e se sua missão fracassasse, ele estaria livre do seu juramento.

Desenvolvimento

“E era Abraão já velho e adiantado em idade...”. Abraão tinha acumulado muitas experiências com o Senhor. Muitas vitórias. Fora bem sucedido em tudo, pois a boa mão do Senhor sempre esteve com ele. Agora, estava velho, adiantado em idade. “Para que eu te faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra...” (Gn. 24:3a).

“... e o Senhor havia abençoado a Abraão em tudo”. A bênção do Senhor fez com que Abraão se enriquecesse em todas as coisas. Todas as promessas de Deus cumpriram na sua vida. Deus honra os Seus servos fieis. “... que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito” (Gn. 24:3b).

“E disse Abraão ao seu servo...”. Abraão chama o seu servo Eliezer. Abraão ia orientá-lo para uma missão importante. Seria o encarregado de buscar esposa para Isaque, na parentela de Abraão, na terra da Mesopotâmia. “Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e daí tomarás mulher para meufilho Isaque” (Gn. 24:4).

“... o mais velho da casa...”. O mais velho, o mais experiente, que servia Abraão e sua casa. Foi testemunha ocular de quanto Deus havia abençoado e engrandecido ao seu senhor. “E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra. Farei pois tornar o teu filho à terra donde saíste?” (Gn. 24:5).

“... que tinha o governo sobre tudo o que possuía...”. Eliezer governava a casa de Abraão; cuidava dos seus bens. Era alguém de grande confiança e administrava com muita competência sua casa. Zelava de tudo o que ele possuía. “... ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho” (Gn. 24:7b).

Conclusão

Eliezer, servo mais velho da casa de Abraão, foi um exemplo de humildade, obediência e zelo no cumprimento de sua missão. Um trabalhador exemplar que administrava os bens de Abraão, que lhe confiou uma missão de grande importância: buscar uma esposa para Isaque. Eliezer, Espírito Santo, foi enviado pelo Pai Abraão, para buscar uma esposa, Igreja fiel, para Isaque, que é um tipo de Jesus.

“... Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa” (Gn. 24:2d).