HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
209 - A Oração de Ezequias, Is. 38
 

209–A Oração de Ezequias (Is. 38)

“Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor” (v. 2).

Introdução

Ezequias recebeu uma sentença de morte. Teria que colocar em ordem sua casa. Ia morrer. Sua carreira chegava ao fim. Humanamente, ele não tinha saída; momento difícil. Nada podia ser feito. A realidade que todos nós enfrentaremos. O certo é que precisamos estar preparados. “E disse: Ah! Senhor Deus dos céus...” (Ne. 1:5a).

Virar o rosto para a parede. Esquecer todas as coisas. Desligar-se do cotidiano. Dar as costas ao mundo, ao racional. Era momento de voltar-se para Deus; o único recurso, o único remédio para curá-lo. Sem uma intervenção favorável do Senhor, Ezequias morreria. “... Deus grande e terrível! que guardas o concerto...” (Ne. 1:5b).

Desenvolvimento

“Então virou Ezequias...“. Ezequias adoeceu. O profeta veio trazer uma sentença de morte. Chegaram os dias derradeiros de sua carreira. O que fazer diante desta realidade? A despeito de ser rei, a pessoa mais importante em Israel, nada podia ser feito. Veio o fim. “... e a benignidade para com aqueles que te amam...” (Ne. 1:5c).

“...o seu rosto...”. Ele vira o seu rosto. O momento era de aperto, provação e agonia. Passaria por algo terrível. O rei Ezequias declara sua incompetência e perplexidade, diante de um quadro, onde nada se poderia fazer; evidenciando sua instabilidade e fragilidade pessoal. “... e guardam os teus mandamentos” (Ne. 1:5d).

“...para a parede...”. Volta-se para a parede. Diante dele, o imponderável. Uma sentença que todos nós estamos sujeitos. A certeza da morte. Ezequias entendeu que ninguém podia auxiliá-lo. Haveria escape? Não se perdem os que confiam em Deus. “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos...” (Ne. 1:6a).

“...e orou ao Senhor”. Ezequias se apega ao único e último recurso que lhe estava disponível: Buscar ao Senhor em oração. Desprovido de todas as coisas, como servo, ele se volta para Deus, apelando à Sua tão grande misericórdia. “... para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti,dia e de noite...” (Ne. 1:6b).

Conclusão    

Buscar ao Senhor em oração. Momento de falar com Deus. Como Davi, derramar a sua queixa, expor suas angústias e temores. Ezequias fez assim. O proposito maior do seu clamor era sensibilizar ao Senhor e tocar Seu coração; mover os céus. “... pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados...” (Ne. 1:6c).
I
A oração feita no espírito abre as janelas dos céus e ordens são dadas a respeito dos que buscam a face do Senhor com sinceridade. Ana orou e o Senhor respondeu. Daniel orou e, de imediato, veio a resposta da parte de Deus. Ezequias não seria esquecido. Deus é fiel. “... dos filhos de Israel, que pecamos contra ti...” (Ne. 1:6d).
.
“... também eu e a casa de meu pai pecamos” (Ne. 1:6e).