HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
205 - A Sentença para Ezequias, Is. 38
 

“Naqueles dias Ezequias adoeceu duma enfermidade mortal...“ (v. 1).


Introdução

Uma alerta sobre a brevidade da vida, de como tudo passa tão rapidamente. Somos avisados de que morreremos. Contamos os nossos dias para a morte. Como escapar dessa sentença? Impossível. O certo é que todos nós passaremos, e que nossa jornada findará. “De madrugada cresce e floresce; à tarde corta-se e seca” (Sl. 90:6).

O Senhor enviou o profeta Isaias, filho de Amoz, ao rei Ezequias, avisando-o da proximidade do fim dos seus dias; pois ele adoeceria de uma enfermidade mortal. Uma sentença que parecia ser inexorável. O que fazer? Como lidar e enfrentar?  “Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados” (Sl. 90:7).

Desenvolvimento,

“Naqueles dias Ezequias adoeceu duma enfermidade mortal...“. Ezequias adoeceu. Sua enfermidade era para a morte. Um diagnóstico que ninguém deseja receber. Notícia ruim. Algo lamentável e desagradável. Ezequias ia morrer. Assim, seu fim era iminente. “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação...” (Sl. 90:9a).

“...e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta e lhe disse...”. E veio o profeta. Para este momento especial, o que prevalecerá será o profético. Eterno. A razão humana nada pode fazer. Isaias: “Jeová é a salvação”. Referência a Jesus, que nos trouxe a grande salvação. “... acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro” (Sl. 90:9b).

“...Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa...”. Ordena muito bem as coisas. A vida espiritual. Nossa sobrevivência, nosso escape, estará diretamente ligada à nossa vida de intimidade e comunhão com o Senhor. “A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns pela sua robustez chegam a oitenta anos...” (Sl. 90:10a).

“...porque morrerás, e não viverás”. Sentença determinada. Pesa sobre todos nós. Aos olhos humanos, um problema insolúvel. A vida que passa; uma carreira que se encerra. Jornada que chega ao fim. Partiremos. Assim estamos prontos. “... o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos” (Sl. 90:10b).
Conclusão    

Por em ordem a nossa casa. O coração e a mente firmados no Senhor. Em ativa vigilância. Cuidadosamente e sem descuido algum. Afastados uns dos outros, mas unidos em oração. Distantes dos irmãos, mas ligados em espírito. Atentos aos sinais do tempo do breve. Jesus vem! “Ensina-nos a contar os ossos dias...” (Sl. 90:12a).
I
A morte é uma realidade com a qual somos confrontados diariamente. Temos maturidade para conviver com esta verdade. Devemos apresentar ao Senhor nossas dores e apreensões. Preparamo-nos para a partida. O mundo se organiza para a grande tribulação. “... de tal maneira que alcancemos corações sábios?” (Sl. 90:12b).
.
“E seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus; e confirma sobre nós...” (Sl. 90:17).