HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
203 - Declaração sobre Deus, Sl. 91
 

203 – Declaração sobre Deus (Sl. 91)

“Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza...” (v.2).

Introdução

O salmista faz uma declaração explícita sobre Deus. O seu único Deus. O Deus vivo. O que dizer? As palavras eram pobres para expressar a grandeza, majestade e poder de Deus. Soberano e imutável. Um Deus amoroso, rico em misericórdia e bondade.  Dizia “Amo ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz e a minha suplica” (Sl. 116:1).

Ele tinha motivos de sobra para expressar ao Senhor sua eterna gratidão. Pelos Seus feitos. Cuidados que nunca lhe faltaram. Os grandes livramentos. O socorro bem presente. Proteção em todos os nossos dias. Segurança ao entrar e sair. “Porque inclinou pra mim os seus ouvidos; portanto invocá-lo-ei enquanto viver” (Sl. 116:2).

Desenvolvimento

“Direi do Senhor: Ele é o meu Deus...“. Sempre direi. Minha boca se abrirá todos os dias para louvar e adorar Seu Santo Nome. Devo-lhe isto! Uma vida de oração. Tão importante nossa relação de intimidade e comunhão com o nosso Deus. “Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor livra a minha alma” (Sl. 116:4).

“...o meu refúgio...”. O abrigo seguro para os dias de calamidades. O esconderijo secreto para os instantes de aperto e provações. Para as horas difíceis e adversas. Sabemos perfeitamente em quem cremos. Ele é Deus Todo Poderoso para guardar nossa vida. “Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia” (Sl. 116:5).

“...a minha fortaleza...”. Deus forte. Castelo forte. Cidade segura. Fortaleza. Ligados a Ele, em comunhão com o Seu Espírito, não temos o que temer. Nada poderá nos atingir. Ataques e investidas. Oposições. Nenhuma peste perniciosa. Nenhum mal. “O Senhor guarda aos símplices; estava abatido, mas ele me livrou” (Sl. 116:6).

“...e nele confiarei”. A nossa segurança e proteção. Confiança irrestrita, bendita esperança. O amigo fiel. Nele, esperamos e confiamos. O grande dia está chegando. Não tarda. Está é a nossa convicção. Pois, o melhor, é certo que logo virá! Nisto nos firmamos. “Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem” (Sl. 116:7).
Conclusão    

Que mais direi? Que mais expressarei? Do Deus Todo Poderoso e de excelentes sinais. Do Deus soberano e dos grandes feitos; das grandes maravilhas e das grandes possibilidades. Bondoso e rico em providências. “Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda” (Sl. 116:8).
I
O salmista retratava o seu Deus. Refúgio dos dias de adversidades e calamidades. Fortaleza para os momentos de provações e perseguições. Segurança para os dias difíceis e perigosos. O esconderijo secreto e inviolável. A cidade confiável e eficaz. “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” (Sl. 116:12).
.
“Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda” (Sl. 91:10).