HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
199 - A Ceia das Bodas do Cordeiro (Ap. 19)
 

“E disse-me: Escreve. Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia...” (v.9).

Introdução

João, evangelista, é o escritor do livro. Era o último do colégio apostólico. “... estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo” (Ap.1:9). Exilado, foi arrebatado em espírito e recebeu do Senhor uma ordem de escrever todas as coisas que lhe seriam reveladas e as enviasse às igrejas da Ásia.

Aplicação profética. Convite da parábola da grande ceia. “E à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado” (Lc. 14:17). Começaram as escusas. Referência aos dias em que vivemos. As pessoas não sabem. Rejeitam o convite. Ignoram o tempo profético. Os servos têm ciência destes dias.

Desenvolvimento

“E disse-me: Escreve...”. João recebeu uma determinação do Senhor. Teria que atender. Uma ordem: Escreve! Ele teria a árdua tarefa de fazer os registros, do que seus olhos iriam contemplar; das coisas celestiais com palavras humanas. Missão notável, nada simples. “E eu lancei-me a seus pés para o adorar...” (Ap.19:10a).

“...Bem-aventurados aqueles que são chamados...”. A felicidade dos que são chamados. Na realidade, todos são. Deus não faz acepção das pessoas. E no nosso coração, uma enorme gratidão. Uma dívida impagável; pela alta consideração e estima de Deus conosco. “... mas ele disse-me: Olha não faças tal...” (Ap.19:10b).

“...à ceia das bodas do Cordeiro...”. O grande dia que não tarda em vir. Falta tão pouco tempo. A igreja fiel aguarda ansiosamente. O rei está prestes em vir. Ele virá com poder e grande glória. A igreja preparada está. A profecia vai se cumprir. “... sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus...” (Ap.19:10c).

“...E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”. A palavra de Deus é verdade. João ouvia o Senhor lhe falar e fazia os registros, que chegariam à igreja dos últimos dias. Jesus breve virá. Nosso grito é Maranata. “...adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (Ap.19:10d).

Conclusão    

João, obediente, atendeu a ordem de escrever. Felizes os que lêem, os que ouvem e guardam as profecias deste livro; e que foram chamados à ceia das bodas do Cordeiro. O mundo dormente e indiferente não sabe destas preciosidades. A igreja fiel pronta está, conferindo os tempos, os sinais, os eventos. Jesus logo vem!
I
Ao olharmos as ocorrências destes dias, temos as evidências que Deus realiza algo notável na vida dos Seus servos fiéis. Deus imutável. Seu plano desenvolve, de modo extraordinário. Sua palavra cumpre-se cabalmente. O mundo e a religião vazia não têm conhecimento profético. O grito da igreja é “Vem!”. O novo dia vai raiar.
.
“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o pelo qual...” (Ap. 19:13).