HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
196 - Sodoma e Gomorra, Gn. 18
 

196 – Sodoma e Gomorra, Gn. 18

“E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço” (v. 17).

Introdução

Os moradores de Sodoma e Gomorra eram maus; seus pecados se agravaram diante de Deus. A palavra “sodomia” vem da prática sexual depravada dos moradores de Sodoma, que foi destruída por Deus. O apóstolo Paulo escreveu: “Pelo que Deus os abandonou às paixões infames...” (Rm. 1:26a). Deus não ocultou de Abraão o que estava para fazer. O juízo veio e destruiu a todos, exceto Ló; isto por amor a Abraão.

Desenvolvimento

“E disse o Senhor...”. O Senhor tinha Abraão em alta estima e consideração. Seu sobrinho Ló e sua família moravam em Sodoma. Por amor a Abraão, o Senhor queria poupá-los. Abraão seria informado. Deus tem prazer em participar aos Seus servos fiéis assuntos que podem entristecer os seus corações. "Não erreis...” (1 Co. 6:10a).

“... Ocultarei eu a Abraão o que faço”. O Senhor Deus agrada em revelar mistérios para Seus servos. Não seria diferente com Abraão. Um juízo estava por vir e ele seria participado. Abraão clamaria ao Senhor e a sentença poderia ser revogada. O que infelizmente não ocorreu. “... nem os devassos, nem os idolatras...” (1 Co. 6:10b).

“Disse mais o Senhor...”. O Senhor Deus falou mais. O juízo sobre Sodoma e Gomorra estava determinado. O motivo seria o elevado nível de promiscuidade, depravação moral e corrupção do povo. O castigo era iminente. Toda sorte de pecado aborrece a Deus. “... nem os adúlteros, nem os efeminados...” (1 Co. 6:10c).

“... Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra...”. Por amor o Senhor poupou a família de Abraão enviando dois anjos à casa de Ló, que ainda habitava na região a ser destruída, e o orienta a deixar a cidade, junto com sua família. O juízo estava por vir e a ordem era apressar.“... nem sodomitas, nem os ladrões...” (1 Co. 6:10d).

“... se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado tem agravado muito”. Os moradores de Sodoma e Gomorra se excederam em práticas abomináveis que muito aborrecia ao Senhor. Diferente de Nínive, não houve arrependimento e veio a ruína. “... nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes...” (1 Co. 6:10e).

Conclusão

O mundo tornou-se como Sodoma e Gomorra e agrega a cada dia argumentos para o descrédito em Deus e a desvalorização dos preceitos celestiais. Atingimos a escala maior de degradação moral, de impiedade, da arrogância, do orgulho, da vaidade, da falta de temor, de um comportamento violento, das práticas sexuais ilícitas, e todos os costumes desprezíveis e repugnantes. Rumamos para o caos. O fim chegou.

“... nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Co. 6:10f).